Mais seguro ir a S. Martinho de bicicleta

0
559
Gazeta das Caldas

OLYMPUS DIGITAL CAMERAO meu nome é Alexander Tuizenga e sou holandês com casa em Serra do Bouro. A Holanda não é apenas um país conhecido pelas suas flores, mas também pelas bicicletas. Com 15 milhões de habitantes, a Holanda tem 17 milhões de bicicletas. E eu, assim como gosto de andar de bicicleta no meu país, também gosto de manter esse hábito em Portugal.
Um dos meus trajectos preferidos é ir até São Martinho do Porto, pela estrada que liga o Chão da Parada até Salir do Porto. No entanto, tornou-se cada vez mais frequente sentir-me inseguro durante o circuito, devido à proximidade dos carros. Na sua maioria, os carros não se apercebiam da existência de uma linha que demarcava a ciclovia, concebida para a circulação de bicicletas e peões. Aquilo que era um momento de diversão tornou-se numa preocupação por chegar seguro a casa.
Decidi reportar a situação à Câmara Municipal das Caldas, que me encaminhou ao presidente Tinta Ferreira, a quem expus o problema e, tal como eu, também ele achou que algo deveria ser feito. Após três meses do meu contacto, a linha da ciclovia foi pintada, tendo sido colocada sinalização sonora, tal como acontece nas auto-estradas. Agora, posso dizer que me sinto muito mais seguro, pelo que queria agradecer o trabalho desenvolvido pela autarquia e o facto de terem passado à acção rapidamente.

Alexander Tuizenga