A Escola enquanto oficina do talento… desenvolvimento pessoal e promoção da empregabilidade

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A Escola, tal como a conhecemos, nasceu como instituição focada no desenvolvimento racional e cognitivo das crianças e jovens. No entanto, na atualidade, as Escolas são, cada vez mais, instituições decisivas para que os jovens possam crescer de forma segura, compreender o mundo que os rodeia e possam desenvolver-se integralmente, procurando potenciar o seu crescimento intelectual, humano e social. Mais do que serem, simplesmente, um meio para a transmissão de conhecimentos e competências teóricas, práticas e técnicas, as escolas têm vindo a assumir-se como sendo fundamentais no desenvolvimento pessoal dos seus alunos e na sua aproximação ao mercado de trabalho. Pretende-se, pois, formar, não só, alunos com uma diversidade de conhecimentos e competências, como também, alunos que sejam criativos, proativos e empreendedores e, principalmente, seres humanos que estejam aptos a intervir de forma crítica e responsável na sociedade. De facto, parece-me que a grande missão da escola é a de contribuir para que os seus alunos façam o que fizerem no seu futuro profissional, possam encontrar formas de mudar o mundo para melhor, pois cidadãos responsáveis, críticos e empreendedores serão, com certeza, cidadãos capacitados para responder aos desafios que lhes serão apresentados diariamente.
Para que tal aconteça as escolas têm vindo a envolver-se em diferentes projetos que visam contribuir para o crescimento integral dos seus alunos. A promoção do sucesso dos alunos, seja ele o sucesso escolar, o sucesso pessoal ou ainda profissional é cada vez mais uma das responsabilidades da escola.
Na Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste, esta promoção para o sucesso pessoal e profissional assume-se como sendo de extrema importância e daí que tenham sido introduzidas no currículo as denominadas Soft Skills que visam proporcionar aos alunos competências sócio-emocionais relevantes para a sua empregabilidade e para a própria gestão da sua vida pessoal e profissional.
Importa, pois, contribuir para a aproximação dos alunos às diferentes empresas. Para isto, em muito contribuem os diferentes projetos desenvolvidos na Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste, desde as visitas de estudo a empresas do setor do turismo à participação dos alunos em grandes feiras, como a Futurália, a Bolsa de Turismo de Lisboa a Feira Internacional de Turismo de Madrid. A aposta nos estágios curriculares, na participação de projetos de mobilidade ao abrigo do programa Erasmus +, assim como o evento Step by Step – Rumo ao Futuro – um dia dedicado aos estágios e carreiras, no qual várias empresas do setor do turismo vão à escola – e a divulgação de ofertas de emprego em muito têm vindo a contribuir para a elevada taxa de empregabilidade dos alunos da Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste. Outras estratégias para a promoção da empregabilidade que têm sido postas em prática passam por projetos ligados ao empreendorismo, como as Jornadas do Empreendorismo, a participação em concursos de empreendorismo a nível local e nacional e a participação de alunos no projeto do Turismo de Portugal Tourism Creative Factory.
Para além disto, esta aproximação ao mercado de trabalho permite a valorização das diferentes profissões do setor, uma vez que proporciona um contacto mais próximo entre os empregadores e a escola enquanto instituição de formação. Para além disto, recursos humanos qualificados são hoje em dia um dos ativos mais importantes de uma empresa.
A atenção dada aos recursos e potencialidades da região onde a escola está inserida e a sua valorização têm vindo a permitir a formação de profissionais capacitados para dar resposta às exigências do mercado atual, nomeadamente no setor do turismo.

Marta Marques
Formadora e Coordenadora do Projeto Talent Spot – Tourism Skills
Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste