Estágio Curricular, uma porta de entrada para o Mercado de Trabalho

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A Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste organiza para os seus alunos, todos os anos, um plano diversificado de Estágios Curriculares, em território nacional e internacional, com a duração de 3 meses (500 horas), fundamentalmente durante os meses de Junho, Julho, Agosto e Setembro. Este é um momento pedagógico importante e fundamental, que está a decorrer durante este período do Verão, muitas vezes decisivo e de viragem, de amadurecimento pessoal e profissional, que pode e deve ajudar os alunos a consolidar e estabilizar as suas opções, tendo em vista a materialização de um caminho de satisfação, felicidade e sucesso!
Os estágios são, por isso, uma porta de entrada para o mercado de trabalho e um mecanismo eficaz de redução da taxa de desemprego. Por outras palavras, produzem efeitos positivos e multiplicadores para os alunos, para as Escolas e também para os empregadores. Ou seja, há um impacto direto na valorização da economia do turismo que se não deve menosprezar, antes pelo contrário, deve valorizar-se e reconhecer o esforço desenvolvido pela Escola, pelos alunos e suas famílias!
Impõe-se, assim, que as empresas e demais instituições possam olhar para os alunos estagiários de forma estratégica, como um recurso vital à sustentabilidade do setor, criando as melhores condições técnico-pedagógicas para o desenvolvimento de atividades em estágio que respeitem a diversidade de temáticas lecionadas na Escola, assegurando aos alunos apoios ao nível da orientação e acompanhamento, alimentação, alojamento, bolsa de estágio e plano de desenvolvimento de carreira. As empresas devem, assim, orientar e avaliar o desempenho dos alunos de acordo com os seguintes critérios: Apresentação Pessoal; Pontualidade e assiduidade; Qualidade e organização de trabalho; Ritmo de trabalho; Autonomia, iniciativa e criatividade; Aplicação das regras de higiene e segurança; Trabalho de equipa e relacionamento interpessoal; Sentido de responsabilidade; Conhecimentos e competências profissionais demonstrados; Participação e adaptação profissional.

PREFERÊNCIA AO OESTE

A Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste continuará, sempre, a desenvolver este trabalho de proximidade e acompanhamento no que diz respeito à Inserção Profissional dos seus alunos, que afinal é um dos seus objetivos estratégicos e uma das suas razões de existência. Por outro lado, deve dizer-se igualmente que a Escola tem vindo a preocupar-se cada vez mais com a necessidade dos estágios poderem decorrer, com qualidade, em unidades e estabelecimentos localizados na Região Oeste, uma vez que se assume que a Escola deve ter um papel e uma responsabilidade no desenvolvimento regional e local.
Graças ao “programa Erasmus +” vários alunos têm tido a possibilidade de realizar estágios internacionais com a duração de um mês em diversos países, nomeadamente, França, Estónia, Itália, Bélgica, Espanha, Turquia, Reino Unido e EUA. A realização de estágios fora de Portugal permite desenvolver várias competências técnico-pedagógicas, linguísticas, profissionais, de confiança e auto-estima, independência, desenvolvimento relacional e pessoal, além de ser uma forma de enriquecimento ao nível da compreensão de uma sociedade em constante mudança e tolerância face à diversidade cultural, estimulando a abertura de mentalidade a um mundo cada vez mais global.
Os alunos formados nas Escolas do Turismo de Portugal têm uma taxa de empregabilidade de 94%, de acordo com o mais recente Estudo de Inserção Profissional, relativo a 2018. A maioria dos inquiridos (87%) encontra-se a trabalhar nas áreas da Hotelaria e Restauração, tendo 70,7% conseguido colocação no mercado de trabalho em menos de um mês e 91,7% em menos de três meses. Os resultados deste estudo indicam ainda que o rendimento mensal nas profissões do turismo aumentou. Em 2018, 33,8% dos novos profissionais no mercado de trabalho auferiam rendimentos no escalão entre 751 euros a 1000 euros.

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FIM DAS PROPINAS PARA ESCOLARIDADE OBRIGATÓRIA

A Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste vai abolir, já no próximo ano letivo 2019/2020, as propinas para os estudantes que frequentam cursos de nível IV, que corresponde aos alunos que estão a cumprir a escolaridade obrigatória. Esta é uma das principais novidades do ano letivo que se avizinha e cujas candidaturas estão abertas até 15 de Setembro (2.ª fase).
Sendo uma das instituições públicas com missão de formar recursos para o setor do turismo, e procurando garantir os princípios constitucionais da igualdade de oportunidades e do acesso de todos os estudantes à educação gratuita, a eliminação das propinas de frequência para os cursos de dupla certificação de nível IV não é a única novidade que o Turismo de Portugal apresenta para o ano letivo 2019/2020.
Será também reduzido em 50% o custo das inscrições e matrículas, tanto para o nível IV como para o nível V, criando condições para o reforço da atratividade dos cursos e consequentemente para o reforço da captação de talento para o setor.
Também na prossecução de responder ativamente às necessidades expressas por alunos, profissionais e empresários, a oferta formativa da EHT Oeste para o próximo ano letivo 2019/2020 será: Nível IV – Técnicas de Cozinha/Pastelaria; Técnicas de Restaurante/Bar; Técnicas de Alojamento Hoteleiro. Nível V – Gestão de Turismo; Gestão e Produção de Cozinha; Gestão e Produção de Pastelaria. Além destas novidades, a Escola apresentará igualmente os cursos de Padaria Avançada – 5.ª Edição e a novidade do Curso de Escanção (1.ª Edição) – Enologia e Serviço de Vinhos.
A rede de 12 Escolas do Turismo de Portugal implementa um programa formativo – Tourism Training Talent – focado nas componentes da comunicação, da gestão e das vendas, com uma atenção especial à inovação e ao conhecimento nos domínios do marketing e do digital. O programa pedagógico integra áreas de desenvolvimento pessoal (aulas de teatro, voz e movimento), de comunicação e storytelling, de gestão (comercial e vendas) e de inovação e empreendedorismo. Nas áreas técnicas, a aposta é em novos métodos e produtos, com ênfase na área digital, com a introdução de softwares de ensino como é o caso da gamificação, ligada à gestão e ao planeamento.

Daniel Pinto
Diretor da Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste

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