Ser aluno e professor-parte 1

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Mercês Silva e Sousa
professora

Estamos na escola da vida e, ao longo do crescimento, umas vezes somos alunos, outras, ensinamos o que aprendemos. Não é preciso ter um curso superior, profissional ou tirado online, para aprender e ensinar.
A minha experiência de vida tem sido diversificada. Em relação às tecnologias de informação, presenciei ao aparecimento da televisão a preto e branco em 1957 e a cores, em 1980.
Comecei a lecionar sem qualquer apoio audiovisual em Angola, em 1973. Depois, em Caldas da Rainha, em 1975, fui das primeiras docentes a utilizar filmes Loop (criados em 1964 na Alemanha), aplicando a técnica do Ensino Programado. Também recorri nessa altura ao episcópio, aparelho inventado no início do século XX. Usava variadas vezes o projetor de slides (surgido na década de 1930 e amplamente utilizado a partir de 1950) para apoio às aulas, projetando diapositivos com esquemas e fotografias. Nos anos 80 comecei a utilizar o retroprojetor (inventado em 1931, nos EUA) e posteriormente, o computador. Ainda resisti um pouco a este último recurso, pois estava habituada à minha velha máquina de escrever, mas por fim lá me convenci e hoje não passo sem ele!!! A revolução tecnológica continuou com o aparecimento da Internet em 1989, do Windows em 1990, do DVD em 2002, além do PowerPoint (lançado em 1987 pela primeira vez nos EUA), dos videoprojectores (usados no ensino em 1942) e quadros interativos que surgiram há mais de onze anos em Portugal, numa altura em que os computadores eram ainda uma presença discreta nas escolas. O meu primeiro telemóvel, um Motorola, comecei a utilizá-lo em 1992. Plataformas de redes sociais como Facebook, YouTube e Linkedin têm cerca de duas décadas de idade e se mantêm populares até aos dias atuais. O Instagram surgiu nos Estados Unidos em 2010 e o TikTok, foi lançado na China em 2016, com muito êxito atualmente. O protótipo de inteligência artificial (IA), ramo das ciências da computação, ChatGPT foi desenvolvido pela OpenAI, e lançado em 2022. Entretanto, surgiram mais de 20 plataformas de IA concorrentes … A evolução tecnológica é muito rápida.
Aprendi a aplicar algumas destas tecnologias descritas em sala de aula, com muita dedicação e trabalho individual até julho de 2020, altura em que me reformei. Não parei desde então e continuo a aprender!!!! As novas tecnologias são desafiadoras e surpreendentes. Sejamos inteligentes e cuidadosos a usá-las!…
Desejo que todos os alunos, educadores e docentes tenham muitos sucessos! ■