25 de Abril comemorado no Oeste com música e desporto

0
1662
Gazeta das Caldas
| D.R.

Pelo Oeste não faltam propostas para comemorar o Dia da Liberdade. Nas Caldas as comemorações do 44º aniversário da Revolução dos Cravos têm muita música e desporto, mas também é possível ouvir um capitão de Abril no “21 às 21”. Em Peniche um caldense que participou no 25 de Abril partilha a sua experiência numa sessão em que também estará presente um ex-preso político angolano. No Cadaval os partidos políticos irão debater a forma de combater a abstenção. Mas muito mais há para ver e fazer pelo Oeste no Dia da Liberdade.
A programação das comemorações do 25 de Abril nas Caldas já começou e inclui, como é hábito, vários eventos desportivos e musicais. As instituições da cidade festejam a liberdade e cada uma mostra o que faz.
Na manhã do feriado que comemora a Liberdade irão ser hasteadas as bandeiras nas sedes da União de Freguesias de N. S. Pópulo, Coto e São Gregório e na de Santo Onofre e Serra do Bouro, bem como no edifício da Câmara. A cerimónia é acompanhada pela fanfarra dos bombeiros e procedida do lançamento dos pombos na Praça 25 de Abril.
Já amanhã termina a Feira do Livro Usado na Rua Almirante Cândido dos Reis, que tem carácter solidário (as receitas revertem para as associações). A partir das 20h00 o salão do Centro de Apoio Social da Freguesia de São Gregório apresenta a terceira edição do S. Gregório Fashion Models, um desfile de moda intergeracional.

Em termos musicais a noite de 24 de Abril traz três propostas diferentes: uma sessão de fados na associação cultural do Coto (21h00), o Orfeão Caldense no salão nobre do Hospital Termal (21h00) e o concerto “25 de Abril Jovem”, com Profjam, na Praça da Universidade (22h00).
No feriado o Museu José Malhoa recebe, a partir das 15h00, o Coral das Caldas a cantar músicas de Chico Buarque, Zeca Afonso e Vinícius de Moraes, entre outros. A Banda Comércio e Indústria actua no Largo do Hospital Termal uma hora depois. As comemorações terminam com actuação do rancho folclórico As Ceifeiras da Fanadia.

DESPORTO PARA TODOS OS GOSTOS

Amanhã inicia-se o Torneio das Caldas de Ténis, do clube local e a Casa do Benfica recebe o chinquilho e o Torneio dos Cravos de futsal (traquinas e benjamins).
Nos dias 24 e 25 há um estágio com o Mestre Nobuaki Kanazawa, que é o responsável da Shotokan Karaté International Federation.
O feriado inicia-se com o Torneio da Liberdade de Tiro com Pistola e Carabina de Ar Comprimido, em São Cristóvão e segue com o Torneio de Divulgação de Badminton do MVD.
A já conhecida como Mata Encantada recebe o Torneio 25 de Abril de futebol infantil.
Ao lado, no Pavilhão da Mata, realiza-se a quarta jornada do Torneio Complementar de Iniciados de Futsal da Casa do Benfica contra o Mirense.
O programa desportivo termina já perto do fim do mês, com o Torneio de Bowling e uma jornada de rugby a 29 de Abril.

UM EXTENSO PROGRAMA EM PENICHE

Em Peniche há um extenso programa de actividades. Hoje começa a feira do livro “Abril, Livros Mil” junto ao Fórum Parreirinha, que funciona até 13 de Maio (entre as 15h30 e as 19h30). Pelas 21h00 será exibido o filme “A Fuga”, de Luís Filipe Rocha, no auditório municipal.
No domingo realiza-se o passeio pedestre “P’los caminhos do passado”, com saída às 9h00 na Junta de Freguesia da Atouguia da Baleia. Durante a tarde decorre o festival de música “Ondas de Abril” no Fórum Parreirinha, que recebe, na terça-feira, música de intervenção com Viriato. À meia-noite do dia 25 é lançado fogo-de-artifício junto à Avenida do Mar.
Na véspera do feriado, há revista à portuguesa na Associação A Serrana, com a peça “A Grande Caldeirada”, às 21h30.
Às 9h00 será hasteada a bandeira no Largo do Município (e também na Junta de Ferrel), seguido de arruada e deposição de coroas de flores junto ao monumento ao 25 de Abril. Pelas 10h00 celebra-se a Missa de São Marcos, no largo homónimo e às 11h00 há uma visita guiada às fortificações de Peniche de Cima, com encontro marcado para a Igreja de N. Sra. Ajuda.
Também na manhã de 25 na Serra d’El Rey há zumba às 9h30, um passeio de cicloturismo pelo concelho (10h00) e uma caminhada (10h05). Ao meio-dia realiza-se uma visita guiada ao Museu D. Pedro I.
A 8ª Caminhada Casaleira está prevista para a manhã de 25 de Abril, às 10h00, com saída na associação do Casal Moinho. A participação custa oito euros para sócios e 10 euros para não sócios, inclui t-shirt e almoço. Crianças até 10 anos não pagam.
Em Ferrel há actividades desportivas durante a tarde e pelas 21h00 é apresentado no Jardim Infantil um teatro do grupo local intitulado “Ferrel à Gargalhada”.
Durante a tarde realiza-se uma sessão solene da Assembleia Municipal no Fórum Parreirinha (15h30) e uma sessão pública com Carlos Cedoura (caldense que participou no 25 de Abril) e Marlos Mavungo (preso político angolano), no auditório municipal às 17h30.
O programa conta ainda com várias actividades desportivas.

COMO COMBATER A ABSTENÇÃO?

No Cadaval é inaugurada no domingo a exposição do Museu da Guerra Colonial, “Uma História por Contar”. A inauguração está prevista para as 15h00 na Biblioteca Municipal.
No dia 25, às 9h30, é hasteada a bandeira no edifício dos Paços do Concelho com a presença da Banda da Associação Filarmónica e Cultural do Cadaval.
Uma hora depois há atletismo infantil, com uma prova de velocidade. Às 10h45 realiza-se uma sessão evocativa sobre o 25 de Abril. Os grupos partidários representados na Assembleia Municipal vai discutir: “44 anos depois do 25 Abril, o que fazer para promover a participação dos cidadãos nos actos eleitorais”, no auditório municipal.
Às 12h15 será feita uma homenagem aos combatentes do concelho e durante a tarde a Praça da República recebe o encontro de fanfarras que comemora o 50º aniversário da Fanfarra dos Bombeiros do Cadaval. A parir das 15h30 realiza-se o desfile pelas ruas da vila, com as fanfarras de Caldas, São Martinho do Porto, Peniche, Alcanena, Azambuja e Leiria, além da anfitriã.

O ANIVERSÁRIO DA VILA DAS GAEIRAS

Em Óbidos o feriado da liberdade fica marcado pela celebração do 17º aniversário da elevação das Gaeiras a vila, num programa de actividades que começa amanhã e termina a 25 de Abril.
No dia da Liberdade será feita uma homenagem a José Pereira Júnior (antigo presidente da Junta) junto ao seu busto. Segue-se uma romagem ao cemitério onde será colocada uma coroa de flores junto do monumento de homenagem aos autarcas falecidos e missa na Igreja de N. Sra. da Ajuda em memória dos autarcas falecidos.
Pelas 13h00 realiza-se o almoço de autarcas da freguesia.

DESPORTO E SESSÃO SOLENE EM ALCOBAÇA

Em Alcobaça o Dia da Liberdade é o “Dia Aberto do Desporto”, com várias actividades desportivas. Há uma caminhada prevista para as 10h30 e um photopapper às 14h30, ambos junto ao Mosteiro. Na piscina municipal há aulas para bebés, hidroterapia e hidroginástica. No pavilhão da escola D. Pedro I é possível experimentar andebol e nos campos de ténis também é possível jogar ténis e basquetebol. A piscina da Benedita tem hora livre entre as 15h00 e as 18h00.
Além do desporto, serão depositadas coroas de flores no monumento em memória do general Humberto Delgado (Cela Velha) ao meio-dia e às 15h00 no monumento ao 25 de Abril, em frente aos Paços do Concelho. Meia-hora depois há uma sessão solene da Assembleia Municipal no auditório da biblioteca municipal.

800 ANOS DE FORAL DA LOURINHÃ

No dia 25 de Abril, pelas 14h30, será apresentada a programação das comemorações dos 800 anos do Foral da Lourinhã. A apresentação decorre no Centor Cultural Dr. Afonso Rodrigues Pereira e é procedida da inauguração da exposição “O Foral”, que fica patente no Sítio da Rua (em frente ao Museu da Lourinhã).
O programa de comemorações decorre até ao final do ano e inclui recriações históricas, concertos medievais, palestras, teatro, workshops, caminhadas e exposições.

 

21 às 21 com um Capitão de Abril

O “21 às 21”, da Associação MVC, traz amanhã o Coronel Andrade e Silva para falar sobre “O vitorioso 25 de Abril de 1974: Além-Tejo!”.
A sessão realiza-se, como de costume, na sede da União de Freguesias de N. Sra. Pópulo, Coto e São e Gregório, às 21h00 do dia 21. A entrada é livre. I.V.