Assembleia Municipal do Bombarral contra extinção da freguesia do Pó

0
363

A Assembleia Municipal do Bombarral, reunida a 27 de Dezembro, aprovou por unanimidade uma moção contra a extinção da freguesia do Pó.
A moção foi apresentada na sequência da discussão pública do Documento Verde da Reforma da Administração Local, cujos critérios apontam para a extinção desta freguesia.
O documento refere que o Pó é a freguesia mais distante da sede de concelho e “aquela que mais contribui para os rácios de desenvolvimento económico do concelho uma vez que a sua economia assenta, essencialmente, na actividade agrícola.  aproveitando a fertilidade dos seus solos”. A produção agrícola no Pó é focada especialmente na produção de bacelos, sendo responsável por cerca de 90% da sua produção nacional.

Os deputados municipais salientam ainda que as despesas com esta freguesia não são relevantes para a concretização dos objectivos que se pretendem alcançar “uma vez que a sua extinção quase em nada contribuirá para reduzir a despesa pública”.
Segundo a moção, a extinção da freguesia “vai provocar agitação social, reduzir a participação democrática e afastar a população da vida politica”.
A moção será enviada ao Presidente da República, à Assembleia da República e ao governo, sendo que o presidente da Assembleia Municipal, o presidente da Câmara e o presidente da Junta de Freguesia do Pó ficam mandatados para desenvolver todas as diligências, que considerem necessárias.