Autarcas do Oeste rumam para as águas mais quentes no sul nas férias de Verão

0
1367
- publicidade -

Dentro ou fora do país o importante é ir de férias. Que o digam os presidentes de Câmara da região que, entre Junho e Agosto, deixam as suas autarquias e aproveitam uns dias para descansar com a família.
Gazeta das Caldas foi conhecer os destinos de lazer destes autarcas.

Tinta Ferreira, presidente da Câmara das Caldas da Rainha, divide as suas férias por dois períodos: o primeiro é no final de Julho e termina nos primeiros dias de Agosto; o segundo nos primeiros dias de Setembro. Escolhe passar alguns dias no concelho e outros fora dele, escusando-se a revelar o destino destes dias de descanso. “O nosso concelho é o melhor de todos para viver e passar férias”, defende. No entanto, admite, “é necessário passar alguns dias fora para poder descansar”.
Relativamente à escolha do local de férias, diz que marca “muito em cima da hora em função das disponibilidades”, mas também aqui tem uma ‘estratégia’: “costumo, ano sim, ano não, ir para o mesmo local e nos outros diversificar”, contou.
O objecto que é indispensável durante as férias é, “infelizmente, o telemóvel”, porque pode ter de ser chamado para alguma emergência. Em casa ficam “os problemas e a má disposição”!
Binder2_Page_08_Image_0004O presidente da Câmara de Óbidos, Humberto Marques, este ano passa férias “cá dentro”. Tirou uns dias durante o mês de Julho, que foram repartidos entre o Algarve e o concelho onde mora.
É a família que escolhe o destino e os locais vão variando. E o que é indispensável levar durante as férias? “O computador e telemóvel, para estar contactável para qualquer necessidade”, refere o autarca que, em contrapartida, nunca leva consigo o stress acumulado de um ano de trabalho.
Já o presidente da Câmara de Torres Vedras, Carlos Bernardes terá recentemente regressado de Jerez de la Frontera, em Espanha, onde passou a última semana de Julho.
Este autarca também gosta de diversificar o local das suas férias, que são escolhidas em família. Normalmente é a disponibilidade que tem na altura que dita o destino de uns dias de lazer.
Indispensável nas suas férias é levar o telemóvel, para se manter contactável. De resto, leva apenas o essencial que é preciso para quem vai passar uns dias de descanso.
José Manuel Vieira, presidente da Câmara do Bombarral, só vai de férias depois do Festival do Vinho Português e Feira Nacional da Pêra Rocha. Na segunda quinzena de Agosto ruma ao Algarve, na companhia da família, para uns momentos de lazer e descontracção junto ao mar. “De vez em quando banhos quentes no sul do país também fazem bem ao corpo e à mente, assim como uma viagem a locais desconhecidos do globo”, diz à Gazeta das Caldas.
Já nas estações mais frias, normalmente opta por ficar no seu concelho, para pôr em ordem assuntos familiares ou profissionais e para partilhar alguns momentos com amigos.
As férias são escolhidas em conjunto com a família, depois de um “diálogo com a carteira”, brinca o autarca, que gosta de diversificar os destinos. No entanto, não esconde que mais tarde, e já a gozar da reforma, gostaria de ter um “porto de abrigo” num local aprazível.
Indispensável é levar um Quinta de S. Francisco tinto para acompanhar os “magníficos peixes grelhados da nossa costa, maçãs e Pêra Rocha do Oeste que ajudam a refrescar as tardes quentes de Verão e lingotes de fruta da Frutaformas, produto natural, para substituir tudo aquilo que existe no mercado e que não é tão saudável”.
Em casa fica a “pressa”, para que possa aproveitar a calmaria destes dias de lazer por terras algarvias.
Já António José Correia, o autarca de Peniche reparte as suas férias entre uma semana no Algarve e outra nas praias do seu concelho, as quais considera “as melhores do mundo”. No Algarve, para o qual diz que vai arrastado porque a mulher e os filhos apreciam muito a água quente, costuma praticar Stand Up Paddle (navegar em pé numa prancha com a ajuda de um remo).  O autarca confessa-se fã desta actividade e diz que a pratica com toda a família.
As três coisas que não deixa nunca de levar para as suas férias, são precisamente, as pranchas, bicicletas e o iPad. Este último, no qual já está viciado, serve para ir despachando assuntos da Câmara de Peniche porque o presidente, no fim de contas, nunca desliga completamente.
Gazeta das Caldas contactou ainda o presidente da Câmara de Alcobaça, Paulo Inácio, que não quis responder. José Bernardo Nunes, do Cadaval, e Walter Chicharro, da Nazaré, não responderam em tempo útil.

- publicidade -

 

Fátima Ferreira
fferreira@gazetadascaldas.pt

Isaque Vicente
ivicente@gazetadascaldas.pt

 

- publicidade -