Criada comissão que vai fazer o diagnóstico da saúde no Oeste

0
701
A comissão intermunicipal vai coligir informação para sustentar uma decisão estratégica da OesteCIM sobre a saúde na região

Reunir com diversas entidades e ajudar a Assembleia Intermunicipal a tomar decisões, é o objectivo da comissão permanente da saúde, que reuniu pela primeira vez a 29 de Maio.
A comissão, composta por 12 elementos, deverá realizar o levantamento dos equipamentos necessários, definir o modelo de assistência na saúde e a criação do novo hospital no Oeste. Contudo, a localização do futuro hospital não fará parte das suas competências.
O grupo pretende trabalhar ao nível da prevenção e dos cuidados primários, hospitalares e continuados, resumiu o presidente da comissão, Jorge Gabriel Martins, à Gazeta das Caldas.
Uma das primeiras acções será o agendamento de reuniões com os conselhos hospitalares do CHO, Leiria, Loures e Vila Franca de Xira, bem como os agrupamentos de centros de Saúde do Oeste Norte e Sul e da Lezíria, que prestam assistência na região Oeste.
O grupo pretende fazer um levantamento exaustivo das necessidades do CHO, sobretudo na área dos recursos humanos. Querem, por exemplo, perceber a dificuldade de atracção de recursos humanos, tendo em conta que recentemente em Peniche foram abertas cinco vagas para médicos que ficaram por preencher.
A comissão pretende também reunir com a ministra da Saúde, Marta Temido, para a sensibilizar para os problemas da saúde na região.
Jorge Gabriel Martins sublinha que esta comissão não toma decisões, baseando-se o seu trabalho na recolha de informação para fornecer à Assembleia Intermunicipal para fundamentar as tomadas de posição. O responsável considera que na saúde a região deve “falar a uma só voz”. Alerta, contudo, que esta comissão “não vai substituir-se às existentes nos municípios, mas é importante que seja ela a liderar todo este processo relacionado com a saúde na área da região Oeste”.
A próxima reunião está marcada para 27 de Junho.
A comissão é composta por Manuel Nunes (PS), Ademar Marques (PSD), José Bombas Amador (CDU), Pedro Castelo (CDS-PP), Carlos Manuel Policarpo (Grupo Cidadãos Eleitores por Peniche), Rui Prudêncio (representante do Conselho Consultivo do CHO), Susana Neves (representante do Conselho Consultivo do ACES Sul), Filipa Santos (representante do Conselho Consultivo do Hospital de Vila Franca de Xira e do ACES do Estuário do Tejo), Alberto Pereira (representante da área de influência do ACES Norte), Liliana Sousa (representante da área de influência do Hospital de Santo André-Leiria), Rui Corado (representante da área de influência do Hospital Beatriz Ângelo) e Gabriel Martins (presidente da Assembleia Intermunicipal e presidente da Comissão Permanente de Saúde).