
O parque de merendas em frente à escola de Vela, no Nadadouro, vai receber a 14 de Maio, a partir das 13h00, uma sardinhada intitulada “Grito pela Lagoa”.
A iniciativa, que tem vindo a ser divulgada pelo Facebook, vai contar com a participação de Francisco Louçã e de Heitor de Sousa (deputado e candidato do Bloco de Esquerda pelo distrito de Leiria), que antes disso, às 11h00, vão fazer um passeio pela Lagoa de Óbidos, acompanhados de ambientalistas, pescadores e mariscadores, para além de outros utentes daquele ecossistema.
Segundo refere um dos organizadores, João Rosa Penedos, o objectivo é “falar sobre o assoreamento, a poluição, a aberta, a revitalização da Lagoa e do seu ecossistema, da sustentabilidade das actividades profissionais da pesca e apanha de marisco, entre outros assuntos”, chamando para isso os órgãos de comunicação social nacionais de modo a dar visibilidade ao assunto.
Na divulgação deste evento é salientado que o BE propôs, em 2009, a aquisição de uma draga, em conjunto com outras câmaras municipais, para a dragagem regular da Lagoa de Óbidos e da Baía de S. Martinho, “com a criação de uma estação de lavagem de areias para viabilizar economicamente o processo e para que a revitalização da Lagoa e do seu ecossistema permitam a sustentabilidade das actividades de apanha do marisco, entre outras”.
A 25 de Março o BE entregou um requerimento na Assembleia da República com questões sobre a lagoa para o Ministério do Ambiente, para o qual ainda não obteve resposta.
“A estratégia da Câmara das Caldas é simples: continuar com as descargas de areia na praia para que a aberta da foz continue a Sul”, acusam os organizadores.
“Não sabemos em que estudos se baseiam pois a foz continua a tentar abrir a Norte e a levar a areia para dentro da Lagoa. O assoreamento constante tem levado a criar várias ilhas e bancos de areia que dificultam a navegação”, concluem.






























