Gabriel Mithá Ribeiro quer cumprir mandato

0
285
Professor universitário está em rota de colisão com André Ventura

Gabriel Mithá Ribeiro, o deputado do Chega eleito pelo círculo eleitoral de Leiria, garante que pretende cumprir o mandato, mesmo que o partido lhe venha a retirar a confiança política.
O parlamentar apresentou, na semana passada, a demissão do cargo de vice-presidente do partido e, na ressaca da reação interna, convocou uma conferência de imprensa para confirmar a intenção de se manter no hemiciclo.
De resto, o professor universitário marcou presença, na noite do passado sábado, nas Caldas da Rainha, durante a Frutos, fazendo-se acompanhar por alguns militantes do partido, o que confirma a vontade de continuar a trabalhar no distrito.
A ruptura entre Gabriel Mithá Ribeiro e André Ventura consumou-se na sequência de uma discussão mais acesa e culminou no afastamento do homem que “desenhou” o programa do Chega nas últimas eleições legislativas do gabinete de estudos do partido.
O líder do Chega, entretanto, já veio a público anunciar que pretende apresentar uma moção de confiança à sua liderança. André Ventura reconheceu que há críticas internas de “uma facção”, pelo que pretende clarificar o mais depressa possível a situação do partido.
Nas últimas eleições legislativas, o Chega elegeu, pela primeira vez, um deputado por Leiria, tendo recolhido 18.918 votos (8,02%). O PS, que obteve 84.253 votos (35,73%), elegeu cinco deputados, enquanto o PSD, que tinha vencido todos os anteriores atos eleitorais para o Parlamento no distrito, se ficou pelos 81.778 votos (34,68%), garantindo a eleição de quatro deputados. ■