Habitação jovem no Carvalhal Benfeito lançou polémica

0
3810
reunião do executivo municipal
A última reunião do executivo municipal teve lugar a 26 de Junho | Isaque Vicente

Na reunião de Câmara da passada segunda-feira, 26 de Junho, Tinta Ferreira anunciou que o município tem um projecto de habitação jovem que prevê a construção de seis moradias no Carvalhal Benfeito. Os lotes têm um preço de 15 euros por metro quadrado e as candidaturas já abriram.

O presidente disse ainda ao executivo que havia sido informado pela presidente da Junta do Carvalhal da existência de interessados para a compra de quase todos os lotes.
O anúncio deste projecto levantou polémica, levando o vereador socialista Rui Correia a recordar os casos de Santa Catarina e Landal, para rotular este como um “programa fantasma, cujo desvario já custou dezenas de milhar de euros que foram inutilizados sem qualquer retorno”. Em comunicado emitido mais tarde, os vereadores socialistas vêm acrescentar que este programa “constitui um dos mais estridentes falhanços deste mandato”.
Rui Correia e Jorge Sobral querem que exista um programa para jovens que dê apoio à reabilitação de imóveis e um programa municipal de apoio ao arrendamento jovem.
Apesar disso, os dois vereadores do PS votaram a favor da criação desta medida lembrando, ainda assim, que “seria inaceitável se se verificasse que esta manifestação de interesse estivesse de alguma forma associada a um calendário eleitoral”.
O presidente da Câmara, Tinta Ferreira, fez questão de frisar as diferenças entre este programa e os anteriores. “O procedimento é diferente”, afirmou, esclarecendo que antes de se investir, verificar-se-á a existência ou não de candidaturas.