Mais de 700 pessoas marcaram presença no jantar de apoio ao caldense Hugo Oliveira, número dois da lista de candidatos pelo círculo de Leiria às próximas legislativas. O evento contou com a presença de Miguel Poiares Maduro, ministro de Passos Coelho.
Miguel Poiares Maduro não poupou críticas ao actual primeiro ministro António Costa, apelidando-o mesmo de “rei da habilidade política”. O antigo ministro adjunto e do desenvolvimento regional destacou que a política para o PSD serve para melhorar a “qualidade de vida das pessoas” enquanto que para o PS tem como finalidade “apenas o poder”. Perante uma sala repleta, Poiares Maduro realçou que um dos critérios fundamentais para decidir o voto deve ser a confiança que o político instiga, dando como exemplo o candidato caldense, Hugo Oliveira.
O presidente da Câmara, Tinta Ferreira, manifestou que a presença de tantas pessoas no jantar é um “reconhecimento do trabalho” que o PSD faz na região. Referindo-se ao seu vice-presidente, Hugo Oliveira, disse que se trata do caldense que está em melhores condições para ser eleito deputado e que merece essa oportunidade. “Termos um deputado é muito importante para a região”, disse, lembrando o trabalho de Maria da Conceição Pereira no caso concreto do encerramento do serviço de Obstetrícia no hospital das Caldas. Tinta Ferreira manifestou ainda preocupações com a concretização da modernização da Linha do Oeste dentro dos prazos, e com o investimento necessário para o Hospital das Caldas.
Já a cabeça de lista por Leiria, Margarida Balseiro Lopes, elegeu a educação e a saúde como áreas fundamentais e nas quais deve ser garantida igualdade de oportunidades a todas as pessoas. “Um caldense para ter direito a uma consulta de Neurologia tem que esperar 684 dias”, disse Margarida Balseiro Lopes, defendendo também um maior investimento no CHO.
A presença de tantas pessoas, mais de metade das quais não sendo militantes do PSD, são um sinal de que “acreditam no nosso projecto e em convicções”, manifestou, agradecido, Hugo Oliveira. O candidato, que anunciou que pretende acumular as funções de deputado com as de autarca, quer levar para o Parlamento a “proximidade aos eleitores”.
Na sua intervenção não faltaram as críticas ao governo socialista e a defesa de algumas bandeiras como a passagem do Politécnico de Leiria a universidade, a reabilitação da barragem de Alvorninha, a valorização da duna de Salir do Porto e as dragagens na Lagoa de Óbidos. “Espero que a electrificação da Linha do Oeste seja uma realidade, mas que esta não termine nas Caldas e tenha continuidade para Norte, com ligação a Coimbra”, referiu.
Hugo Oliveira destacou ainda a presença do ex-presidente da distrital de Leiria, Rui Rocha (que abandonou aquele órgão insatisfeito com o processo de construção da lista de candidatos), e do antigo presidente da Câmara de Óbidos, Telmo Faria, que integra a comissão de honra da sua candidatura, juntamente com mais 40 personalidades.