A deputada na Assembleia da República, eleita por Setúbal, Heloísa Apolónia, é a grande aposta da CDU para liderar a lista pelo distrito de Leiria nas próximas legislativas. Na Festa de Verão do PCP, que decorreu a 14 de Julho na Foz do Arelho, o secretário geral do partido, Jerónimo de Sousa, apelou ao voto para a eleição de um deputado por Leiria e lembrou, que embora sem eleitos, os comunistas nunca esqueceram o distrito. A última vez que o PCP elegeu um deputado no círculo de Leiria foi em 1985.
Na Festa de Verão, e perante mais de 400 pessoas, na sua maioria militantes do PCP, Jerónimo de Sousa falou da “profunda ligação” que este partido possui com o distrito de Leiria, apesar de não ter nenhum deputado eleito. Ao contrário, o PS, PSD, CDS e BE elegeram deputados e o dirigente comunista considera que agora devia ser altura da prestação de contas. “O que andaram a fazer durante quatro anos?”, questionou, querendo saber que propostas fizeram em benefício desta população.
Jerónimo de Sousa apelou a um reforço dos votos nesta coligação de modo a eleger Heloísa Apolónia que, embora sabendo que tinha “lugar garantido [por Setúbal], concordou em encabeçar a lista de Leiria quando dissemos que queríamos reforçar a nossa posição no distrito”. O secretário geral do PCP fez questão de realçar, e valorizar, que os eleitos comunistas “não são iguais aos outros pois não estão a pensar num lugar ou emprego, mas na forma como melhor servem o povo português”.
Em ano de legislativas, o líder partidário lembrou que foi o PCP quem, há quatro anos, avançou com a ideia de uma nova solução política para viabilizar o governo PS, que era minoritário. Jerónimo de Sousa falou de alguns benefícios resultantes do actual governo, com o contributo dos comunistas, como a valorização das pensões e reformas, gratuitidade dos manuais escolares e recuperação do direito ao subsídio de Natal sem ser por duodécimos.
Mas as questões de fundo continuam por resolver, disse, dando como exemplos os problemas do défice económico, demográfico, de investimento e de produção nacional.
Saúde e mobilidade são bandeiras
Heloísa Apolónia, que marcou presença na Festa de Verão pela primeira vez, mostrou-se impressionada com a organização daquele evento anual, composto por quermesse, bar, almoço convívio e animação musical. Nesta edição foram consumidos cerca de 150 quilos de sardinhas pelas mais de 400 pessoas presentes.
A cabeça de lista pelo distrito referiu que a sua eleição permitirá criar uma relação privilegiada de contacto com os cidadãos do distrito, onde pretende vir regularmente e contactar com a população. “Um distrito com imensos problemas ambientais ganhará tudo em ter directamente uma voz ecologista na Assembleia da República”, disse a candidata, dando como exemplo a defesa da despoluição dos rios Lis e Alcoa, do desassoreamento da Lagoa de Óbidos e do Promontório da Nazaré, que quer ver classificado como área de paisagem protegida.
Caso seja eleita, promete também pugnar por mais e melhores transportes públicos e mais direito à mobilidade por parte dos cidadãos. Referindo-se em particular à Linha do Oeste, Heloísa Apolónia defendeu a electrificação total da linha ferroviária, assim como a existência de um passe intermodal na região e do passe família também no distrito de Leiria.
Três dias antes Heloísa Apolónia (deputada do Partido Ecologista Os Verdes) fez uma visita ao Hospital de Peniche, onde verificou uma degradação do edificado e falta de pessoal para dar resposta às necessidades dos cidadãos. Aos jornalistas, a candidata disse que é preciso pôr na ordem do dia o debate a construção do novo hospital no Oeste, mas mantendo em funcionamento as actuais unidades hospitalares, integrando-as numa rede alargada de cuidados de saúde de proximidade.
“A CDU considera que é preciso gerar incentivos que tragam médicos para esta região”, disse, propondo a criação de uma universidade no distrito, ligada ao Instituto Politécnico de Leiria, que tenha o curso de Medicina.
Relatora da petição que exigia da Assembleia da República a modernização da linha do Oeste, Heloísa Apolónia reuniu com a Comissão de Defesa da Linha do Oeste e prometeu bater-se pela modernização e electrificação integral desta linha. Por outro lado, considera fundamental a automatização da informação à população.
A última vez que a CDU elegeu um deputado em Leiria foi em 1985.