Moção de Repúdio pelas declarações de Luís Montenegro, Presidente do Partido Social Democrata

0
129

No passado dia 15 de novembro tomámos conhecimento de declarações do senhor Presidente do Partido Social Democrata, Luís Montenegro, onde explica a posição do partido relativamente à localização do novo Hospital do Oeste.

Estas declarações, já por si bastante lesivas da defesa daquilo que é a melhor localização para o novo Hospital do Oeste, foram inseridas numa iniciativa do PSD no âmbito de uma visita à Região Oeste denominada “Sentir Portugal” que tem como propósito ajudar o PSD “nas suas várias frentes” e que permitirá escolher melhores candidatos para as eleições autárquicas de 2025.

O senhor Presidente do PSD clarificou a posição de um dos principais partidos políticos portugueses ao afirmar que “nós precisamos do hospital novo” e “se nos embrulharmos em discussões apenas focadas na localização estamos a dar argumentos para adiar mais a sua construção”, o que se poderá interpretado como uma crítica direta a munícipes, eleitos e responsáveis políticos do Oeste que têm tido uma ação contínua de defesa de uma localização – a melhor e que salvaguarda os interesses do território e da sua população.

Afirmou também que “há uma localização que foi escolhida e é preciso andar para a frente com o projeto, executá-lo”, um claro recado interno ao PSD de que o rumo está traçado.
Para além da relevância política das declarações, sobressai também a relevância política de quem as profere, o candidato a primeiro-ministro do próximo governo português, sem esquecer a falta de sensibilidade para com anseios locais vindo de alguém que foi um ativo membro da democracia local, quer como vereador, quer como membro de uma Assembleia Municipal e que, mais tarde, foi na Assembleia da República, membro da Comissão Permanente do Poder Local, Ordenamento do Território e Ambiente.

Assim, a Assembleia Municipal de Caldas da Rainha, reunida em sessão extraordinária no dia 28 de novembro de 2023, ao abrigo do artigo 25.o, n.o 2, alínea k) do Anexo I da Lei n.o 75/2013, de 12 de Setembro, delibera:

1. Repudiar as declarações proferidas por desrespeitarem todo o trabalho realizado por todos, em particular nesta Assembleia Municipal, em defesa do que se considera ser a localização mais adequada para o Hospital do Oeste, com base nos argumentos e evidências que se tem apresentado.

2. Mostrar o desagrado pelo pretendido alcance das suas palavras, que estabelecem uma
inflexão de posicionamento a parte dos que têm sido solidários com as pretensões de muitos oestinos e, em particular, com os munícipes de Caldas da Rainha

3. Enviar esta deliberação aos partidos políticos representados na Assembleia da República e ao senhor Presidente do PSD, Luís Montenegro.

 

[N.d.r.] A moção foi reprovada na Assembleia Municipal das Caldas da Rainha