Oeste virou à direita com a vitória da Aliança Democrática em oito concelhos

0
341

Há dois anos o PS tinha sido o mais votado em 11 dos 12 concelhos da região. Agora, no Oeste Norte, só conseguiram em Peniche e na Nazaré

A Aliança Democrática venceu na região Oeste, sendo o partido mais votado em oito dos 12 concelhos oestinos.
Além de Alcobaça, que foi em 2022 o único município “laranja” num mapa que ficou pintado a cor de rosa, a AD venceu agora nas Caldas, em Óbidos, no Bombarral, na Lourinhã (onde o Chega ficou em segundo), em Torres Vedras e no Cadaval (onde a vitória foi conquistada com menos de 1% de diferença).
O PS, que em 2022 tinha vencido em 11 dos 12 concelhos do Oeste, foi agora o mais votado apenas em quatro (Peniche, Nazaré, Alenquer e Sobral de Monte Agraço).
Ainda assim é importante realçar que os concelhos do Oeste Sul (Alenquer, Arruda dos Vinhos, Cadaval, Lourinhã, Torres Vedras e Sobral de Monte Agraço) contribuem para a eleição de deputados no Círculo Eleitoral de Lisboa. Em Alenquer e Sobral de Monte Agraço o Chega aparece em segundo e em Arruda dos Vinhos a AD venceu por… 18 votos (0,2%)
Numa análise apenas ao Oeste Norte, que conta para o círculo de Leiria, vemos que, se em 2022 o PS tinha vencido em cinco dos seis (apenas Alcobaça tinha dado a vitória aos laranjas), agora a Aliança Democrática conseguiu ser a mais votada em quatro dos seis concelhos.
Peniche e Nazaré foram os dois municípios onde a população manteve o Partido Socialista no topo das preferências.
Peniche tem ainda a particularidade de os três mais votados estarem separados por apenas quatro pontos percentuais e de também aqui a CDU ter ficado atrás da IL, apesar da sua importância histórica. ■