Os Verdes pedem urgência na segunda fase das dragagens da Lagoa

0
931
daragagens

Face aos atrasos que se estão a verificar na segunda fase do desassoreamento da Lagoa de Óbidos, o grupo parlamentar Os Verdes pede ao governo urgência no seguimento das dragagens.
O partido ecologista apresentou um projecto de resolução na Assembleia da República em que recomenda ao Governo o início urgente da segunda fase de desassoreamento, de modo a que esta comece ainda este ano e que seja concluída durante 2018.

Este partido adverte que se as dragagens para retirar cerca de 750 mil metros cúbicos de areia na zona superior da Lagoa não se iniciarem em breve, “qualquer dia teremos a intervenção descontrolada e mais complicada”. Os Verdes querem ainda que seja garantido que os dragados sejam depositados nas zonas especialmente previstas para o efeito e que se proceda à análise e monitorização da qualidade dos sedimentos retirados.
O partido diz que, na primeira fase, houve dragados que foram depositados fora das zonas previstas, enquanto que outras, em que estava previsto ser colocada a areia, ficaram vazias. Os deputados mencionam ainda que houve problemas de contaminação dos dragados por metais pesados.


No documento entregue ao governo, sublinham que a Lagoa de Óbidos continua a confrontar-se com problemas sérios de poluição, decorrentes de deficiência de saneamento e de descargas que acabam por confluir na Lagoa.