Plano municipal contra incêndios avança em Óbidos

0
622
Gazeta das Caldas - Óbidos
- publicidade -

Óbidos vai ter um plano municipal de Protecção Civil contra os incêndios, anunciou Humberto Marques durante a Assembleia Municipal Sénior que teve lugar no Complexo Escolar do Alvito, no passado dia 25 de Janeiro.

Perante cerca de 200 utentes dos 13 centros de dia e de convívio, Humberto Marques anunciou que o município vai fiscalizar os terrenos florestais privados para garantir que a manutenção destes espaços é feita como manda a legislação em vigor. Caso os proprietários não façam a manutenção dos seus terrenos, a autarquia avançará com os trabalhos, cobrando depois a prestação de serviços.
“Vamos ser duros porque queremos proteger as pessoas e os seus bens”, afirmou Humberto Marques depois de explicar que “a Câmara está empenhada em resolver este problema”.
O corte das ervas e do mato não se cinge à área florestal, como tem que garantir o cordão de segurança estipulado por lei em redor das habitações e uma faixa de 10 metros em relação a estradas.
“Trabalhámos muito para ter um instrumento de salvaguarda contra problemas como os que aconteceram no ano passado e que levaram vidas e todos os bens de muitas pessoas” comentou o edil, acrescentando que se trata de um plano “muito ambicioso”.
Além da intervenção directa, quer na fiscalização, quer depois na limpeza dos terrenos florestais, a autarquia irá promover acções de sensibilização em todas as freguesias do concelho “para que as pessoas percebam o que está em causa”, concluiu.

LARES NAS GAEIRAS E OLHO MARINHO

Gazeta das Caldas - Óbidos
Os pedidos mais frequentes dos seniores ao presidente da Câmara foram melhoramentos nos centros de convívio, novos horários e rotas para o Obi e o regresso dos passeios à praia da Consolação no Verão
- publicidade -

Nesta quinta edição da Assembleia Sénior, os pedidos mais significativos foram os dos utentes dos centros de convívio das Gaeiras e do Olho Marinho: ambas as populações esperam há alguns anos por um Lar. Em resposta, Humberto Marques revelou que esses processos estão agora mais próximos da sua conclusão.
Em relação ao caso das Gaeiras, o autarca explicou que havia uma questão por resolver quanto à escritura do terreno na qual o município e a associação O Socorro Gaeirense estiveram a trabalhar e que está solucionada. Agora é necessário esperar a abertura dos financiamentos comunitários, o que Humberto Marques espera que aconteça rapidamente. 

“Estamos disponíveis para comparticipar parte do financiamento nacional”, acrescentou. O mesmo sucede em relação ao Lar do Olho Marinho.
A autarquia foi confrontada pelos utentes da Amoreira acerca da falta de enfermeiros na extensão de saúde. Humberto Marques respondeu que a Câmara tem feito pressão sobre as entidades competentes para resolver a falta de médicos e enfermeiros para resolver estas carências e aguarda pelo desfecho dos respectivos concursos.
Na fase dedicada às dúvidas e aos pedidos dos utentes dos diversos centros, praticamente todos agradeceram a iniciativa do ano passado que os levou à praia da Consolação e pediram que se repetisse este ano, o que foi acedido. Pediram também algumas intervenções nos próprios centros, com pequenas obras, que poderão ser executadas pela Câmara ou pelas juntas de freguesia. Outro assunto em foco foi o Obi – Transporte do Concelho de Óbidos. Foram pedidos novos percursos e horários, que serão tidos em conta na elaboração do novo plano para aquele transporte público que está actualmente em marcha.

- publicidade -