PS de Óbidos quer recuperar a Câmara ao PSD e apela a que todos vão votar

0
1674
- publicidade -
Notícias das Caldas
O candidato Vitor Rodrigues ladeado pelos dirigentes socialistas, que marcaram presença em Óbidos na sessão de apresentação | F.F.

O PS de Óbidos fez no passado dia 11 de Junho a apresentação formal do seu candidato às próximas autárquicas, Vítor Rodrigues. Com o auditório da Casa da Musica praticamente lotado, o também professor pediu ajuda de todos na identificação dos problemas do concelho e na proposta de soluções para os resolver. Vítor Rodrigues recordou que nas últimas autárquicas mais de metade dos eleitores não votou e apelou à sua mobilização.
A credibilidade dos candidatos socialistas em Óbidos e a sua capacidade de dar resposta aos reais problemas da população foram realçados pela secretária geral adjunta, Ana Catarina Mendes, e pelo eurodeputado Carlos Zorrinho, que fizeram questão de estar presentes na iniciativa.

“Unidos por Óbidos” é o slogan da campanha do PS e que Vítor Rodrigues diz significar muito para os socialistas locais, que querem dar voz aos que não se vêem representados, melhorar a sua qualidade de vida e defender os seus direitos.
Num discurso muito marcado pela positiva e sem qualquer ataque às outras forças políticas, o candidato socialista disse querer trabalhar pela defesa do património natural e construído de Óbidos, assim como pela defesa da Lagoa.
A qualidade da educação também será uma das suas prioridades, a par da luta contra o abandono e o insucesso escolar.
Perante a presença de vários representantes do PS das Caldas (entre eles o candidato à Câmara Luís Patacho) e dos municípios vizinhos, Vítor Rodrigues referiu que a rede de transportes púbicos terá que ser melhorada e articulada com os concelhos limítrofes, e a Linha do Oeste revitalizada.
O candidato, que é natural de Óbidos, defendeu também uma política de fixação da população e a qualidade de vida dentro das muralhas, com a conciliação da actividade turística com a vida dos obidenses e de todos os munícipes. O apoio às iniciativas empresariais em todos os sectores, da agricultura às tecnologias mais avançadas, ao associativismo, desporto e iniciativas locais, foram outras das prioridades apresentadas.
Na opinião do candidato, os eventos culturais devem ser revitalizados e a política cultural do município tem de ser “continuada, regular e sustentável”. Também a saúde merece a sua preocupação, nomeadamente a falta de médicos em algumas das freguesias e de um centro de saúde “de excelência” para atendimento de todos.
Relativamente à administração da autarquia, o candidato socialista apelou a uma “gestão eficiente e eficaz dos recursos do município, em equipa, respeitando e valorizando todos os que trabalham na autarquia”.
Vítor Rodrigues pediu a ajuda dos munícipes na identificação dos “reais problemas” do concelho e na proposta de soluções. Apelou à mobilização de todos no que considera ser o caminho da democracia. “Como exigir, se não elegerem?”, questionou, acrescentando que Óbidos precisa de “novos valores e de uma nova liderança”.

- publicidade -

“Credibilidade dos protagonistas”

Ana Catarina Mendes, secretária-geral adjunta do PS (e não Ana Catarina Martins como erradamente Gazeta das Caldas publicou na passada edição), esteve em Óbidos a manifestar o seu apoio ao candidato Vítor Rodrigues. Lembrou que o PS quase reconquistou a Câmara há quatro anos e acredita que a “credibilidade dos protagonistas e a confiança da mensagem transmitida” lhes dará a vitória nas próximas eleições.
Ao seu lado estava também o obidense e eurodeputado Carlos Zorrinho. Uma figura assídua nas campanhas socialistas de Óbidos, o recentemente eleito pela revista ‘The Parliament’ como melhor deputado do Parlamento Europeu na categoria Mercado Único Digital, lembrou que foram os “autarcas do PS que criaram as raízes do poder local nesta terra”.
Referindo-se ao candidato, disse que Vítor Rodrigues é um homem que se liga aos projectos e às pessoas e que é capaz de dar resposta às necessidades actuais de resolução de problemas concretos.
“Tenho orgulho por ver Óbidos nas primeiras páginas por ser uma terra de eventos, mas o que eu quero é que as pessoas de Óbidos vivam cada vez melhor”, disse.
Também o presidente da Federação de Leiria do PS, António Sales, se referiu a Óbidos como a “jóia da coroa” do distrito. Lembrou os grandes eventos que ali são organizados e que o colocaram no mapa nacional, mas salientou que o município é mais do que isso e tem problemas ambientais por resolver, assim como dificuldades ao nível da saúde e da educação.
António Sales considera que Vítor Rodrigues é a pessoa indicada para promover a mudança no concelho e apelou ao irmão, o presidente da União de Freguesias de Santa Maria, S. Pedro e Sobral da Lagoa, João Rodrigues, para lhe dar uma ajuda.
“O Vítor Rodrigues conhece a importância de um projecto político de proximidade”, disse o dirigente socialista, defendendo um desenvolvimento sustentável para Óbidos.
O PS ainda está a trabalhar nas listas para apresentar às várias freguesias do concelho, remetendo para meados de Julho a apresentação pública dos restantes candidatos. F.F.

- publicidade -