A distrital de Leiria do PSD confirmou na noite da passada segunda-feira, 21 de Janeiro, a escolha de Tinta Ferreira para assumir a candidatura do partido à Câmara Municipal das Caldas da Rainha. O actual vice-presidente da autarquia, onde assume, entre outros pelouros, as pastas da Educação e do Desporto, viu o seu nome ser aprovado por 20 dos 23 elementos da estrutura distrital.
Falta apenas que a Comissão Política Nacional dê o seu aval para que Fernando Tinta Ferreira seja apresentado como candidato do PSD às Caldas da Rainha. O plenário da concelhia ainda se deve pronunciar sobre a escolha, mas o parecer deste órgão não é vinculativo.
A corrida ao lugar cimeiro na candidatura social-democrata à Câmara das Caldas da Rainha tem levantado muita celeuma, sobretudo devido à contestação por parte da facção Hugo Oliveira, que defende o vereador da Juventude e do Turismo como sucessor de Fernando Costa. Uma facção que inclusivamente põe em causa a legitimidade da decisão de uma comissão política concelhia cujo mandato terá terminado em Novembro.
Fernando Costa, que preside à concelhia caldense do PSD, diz que “é estranho que só se fale na perda de mandato da concelhia quando uns ganham e outros perdem”. O social-democrata garante que havia a indicação, por parte da comissão nacional, de não haver eleições nas concelhias a partir de Janeiro. E nas Caldas “havia consenso para que fosse esta comissão política a tratar do processo autárquico até ao fim”. Fernando Costa afiança que muitos dos que agora apontam o dedo à comissão política “tinham acordado com esta decisão” e aponta que questionar a legitimidade da comissão, “que só perde o mandato quando outra for eleita”, não passa de “um argumento de mau perdedor”.
Presidentes de Junta também apoiam Tinta Ferreira
A escolha de Tinta Ferreira para candidato à Câmara das Caldas da Rainha pelo PSD agrada à esmagadora maioria dos presidentes de Junta deste concelho. Num abaixo-assinado feito no início da semana, 14 dos 16 autarcas “aplaudem” a decisão da comissão política caldense e reiteram o seu desejo de que os restantes actuais vereadores falam parte das listas, “reconhecendo assim o mérito e o desempenho demonstrados durante os seus mandatos”.
Esta posição apenas não foi subscrita pelo presidente da Junta de Freguesia de Santa Catarina (CDS-PP) e pelo presidente da Junta de Freguesia da Serra do Bouro, que apoia Hugo Oliveira.
Nesta corrida parece ter ficado definitivamente afastada a possibilidade de Maria da Conceição Pereira ser a candidata social-democrata, não obstante esta contar com a preferência de Fernando Costa.
Vasco Oliveira, representante dos autarcas, destaca que tanto Hugo Oliveira como Maria da Conceição Pereira, são pessoas competentes, mas que Tinta Ferreira tem dado provas do seu trabalho, ao ter os dois pelouros “mais difíceis”, a Educação e o Desporto. “É um autarca competente e cumpridor”, disse Vasco Oliveira à Gazeta das Caldas. Uma opinião que Fernando Costa diz “respeitar e compreender”, até porque “Tinta Ferreira é a pessoa mais próxima deles”. O autarca diz ainda assim, que “está provado que Maria da Conceição consegue ser deputada e vereadora em simultâneo”.