PSD defende autarcas e diz saber que mudanças não serão tão más como se apregoa

1
681

É em comunicado que a Comissão Política do PSD das Caldas da Rainha reage às notícias acerca do futuro do CHON, e a algumas das críticas lançadas pela esquerda nos últimos tempos. No documento datado de 14 de Fevereiro, os social-democratas dizem-se sempre preocupados com a situação financeira e com a qualidade de serviços das unidades hospitalares que servem a região, mas reconhecem que as coisas não podem continuar como estão.
Os responsáveis pela estrutura laranja apontam que “nos últimos seis anos (e também antes) nada de relevante se fez e foram adiadas as medidas necessárias”, tendo-se assistido à perda de valências e à suspensão de diversas especialidades. “O PSD não se cansou de criticar a inércia, apatia e desleixo dos governos socialistas e dos anteriores”, recordam.
Mas agora, “este estado de coisas não pode continuar e a grave situação financeira dos hospitais da região, com mais de 80 milhões de euros de passivo, obriga a novas soluções”. Soluções que podem não agradar às populações e que “podiam ter sido evitadas não fora este descalabro financeiro que pode pôr em causa, por falência, o funcionamento destes hospitais”.
Quanto à junção do CHON com o Centro Hospitalar de Torres Vedras, os social-democratas admitem que “esta agregação vai obrigar a que alguns dos principais serviços se concentrem nas Caldas e outros em Torres”.

E A CIRURGIA?

Garantindo que não ficam satisfeitos com as propostas e informações que lhes têm chegado, os responsáveis concelhios do PSD dizem entender “que não pode ficar tudo nas Caldas nem os outros hospitais podem ficar sem nada”. Mas garantem saber “que os principais serviços existentes continuam nas Caldas e alguns até vão ser reforçados graças à nova dimensão geográfica”. É o caso das especialidades de “Pediatria, Obstetrícia (Maternidade), Urgência Médico-Cirúrgica”, afiançam.
Numa missiva onde mostram estar mais bem informados do que os restantes partidos e até autarcas da região, os social-democratas omitem qualquer referência à Cirurgia, que é a especialidade mais importante de qualquer hospital, e uma das maiores preocupações da oposição e dos próprios médicos.
Nas reacção às críticas vindas da esquerda, garantem apoiar a acção da deputada Maria da Conceição Pereira “que no Parlamento e fora dele se tem batido com energia por estes problemas”. Deixam ainda a certeza de que todos os autarcas eleitos pelo PSD “estão atentos e a trabalhar para que a solução final seja, dentro do razoável, a melhor possível” – nomeadamente no que diz respeito às movimentações do presidente da Câmara, Fernando Costa, junto das entidades competentes – e a promessa de tudo fazer “para que a reforma que é necessário fazer não prejudique e até melhore os cuidados de saúde da região”.
Aos socialistas, que na semana passada teceram duras críticas aos governantes do PSD, pede-se “que tenham um mínimo de pudor pois o governo do PS nada fez nestes anos”.

Joana Fialho
jfialho@gazetadascaldas.pt

1 COMENTÁRIO