PSD já tem candidatos em quatro concelhos do Oeste

0
111

O PSD pretende anunciar, até ao fim do mês, todos os candidatos nas próximas eleições autárquicas, mas no Oeste o processo já se encontra fechado em quatro concelhos.
As recandidaturas de Fernando Tinta Ferreira às Caldas da Rainha e José Bernardo Nunes ao Cadaval foram reveladas, no início do mês, pelo secretário-geral do partido, José Silvano, no mesmo dia em que o presidente da Câmara de Rio Maior, Luís Filipe Dias, eleito há quatro anos numa coligação com o CDS/PP, foi confirmado como cabeça de lista dos sociais-democratas.
Entretanto, na semana passada, Rui Rio esteve em Coimbra para anunciar mais meia centena de candidatos autárquicos, tendo desvendado a escolha de mais dois cabeças de lista do partido para dois concelhos do Oeste.
Assim, Nuno Henriques será o candidato do PSD em Alenquer, concelho dominado desde 1976 pelo PS e onde, em 2017, a coligação PSD-CDS/PP se ficou pelos 22%. Por seu turno, Hélder Carvalho avança em Arruda dos Vinhos, outro território fértil para o PS, e onde o PSD obteve 19,31% da preferência do eleitorado há quatro anos.
Esta semana, adivinham-se decisões no que diz respeito à escolha de vários candidatos nos restantes concelhos do Oeste, nomeadamente em Alcobaça, onde parece cada vez mais provável que Hermínio Rodrigues, número 2 de Paulo Inácio desde 2005, seja o cabeça de lista do partido.
Existe, ainda, expetativa para saber se Humberto Marques avança para um terceiro e derradeiro mandato em Óbidos, enquanto no Bombarral ainda não é claro se o PSD voltará a coligar-se com o CDS-PP para enfrentar o socialista Ricardo Fernandes, eleito em 2017 como chefe do executivo. ■