- publicidade -

O cabeça de lista do PAN – Pessoas, Animais e Natureza, pelo círculo de Leiria, Rui Prudêncio, esteve nas Caldas da Rainha, no passado dia 30 de Setembro, juntamente com outros militantes do partido, para visitar o Paul de Tornada e uma exploração de agricultura biológica. A comitiva reuniu ainda com a administração do CHO para se inteirar do funcionamento do centro hospitalar e perceber da mais valia da criação de um novo hospital no Oeste.

Munidos de binóculos, os cinco elementos do PAN percorreram os trilhos do Paul de Tornada, acompanhados pelo biólogo Ricardo Fragoso, e ficaram a conhecer a biodiversidade daquela reserva natural local. Este foi o primeiro local de visita da comitiva, que seguiu depois para a Horta do Pé Descalço, propriedade de um jovem casal que se dedica à agricultura biológica.
Rui Prudêncio, cabeça de lista do PAN por Leiria, explicou à Gazeta das Caldas que, com a visita ao Paul de Tornada, pretendeu conhecer a riqueza ambiental e ecológica do local e perceber em que medida é que este poderá beneficiar de políticas públicas para ajudar nos seus trabalhos de preservação e educação ambiental. Pela conversa que manteve com o biólogo voluntário daquela reserva, o candidato pôde perceber que é necessário apoio financeiro para garantir projectos mais longos. “Também faria sentido que a Câmara [das Caldas] tivesse, no seu quadro de pessoal, biólogos que possam valorizar este espaço, aperceber-se da riqueza que aqui está e preservá-lo”, acrescentou Rui Prudêncio, que apelidou o Paul de “tesouro ecológico”.
O candidato por Leiria do PAN defende um trabalho mais continuado no local pois há muita investigação que tem que ser feita para se perceber o nível de risco das espécies que por ali passam. “Fazia sentido haver em permanência um biólogo, que pudesse dar continuidade a esse trabalho e isso iria valorizar este espaço”, disse, acrescentando que o PAN defende um maior financiamento para a área da ciência, nomeadamente a ligada à preservação da natureza.
No final da visita, a associação PATO ofereceu aos participantes um saco de pano para levarem às compras. No passado sábado também estiveram a distribuir estes sacos na Praça da Fruta e a incentivar ao consumo local.

Reduzir a pegada ecológica

Defensores de um maior apoio à agricultura biológica, à semelhança do que já acontece com a convencional, os elementos do PAN visitaram a Horta do Pé Descalço, no Campo. “É uma exploração que tem uma relação muito forte com a comunidade e que, de certa forma, é um modelo que se pode reproduzir por todo o Oeste”, destacou Rui Prudêncio.
Este partido defende uma revisão da politica agrícola actual, com um maior reforço neste modo de produção mais sustentável. De acordo com o candidato por Leiria, o plano nacional de agricultura biológica “está na gaveta”, o que prejudica estes produtores, nomeadamente no que respeita ao acesso aos fundos comunitários.
A agricultura biológica tem vantagens ambientais, relacionadas com a própria produção dos alimentos e preservação dos solos, mas também contribui para o combate às alterações climáticas, na medida em que reduz a pegada ecológica.
Por último, a comitiva reuniu com o conselho de administração do CHO para perceber como estão a lidar com os problemas das listas de espera, falta de pessoal e de equipamentos. Por outro lado também quiseram saber a opinião dos responsáveis do centro hospitalar sobre a criação de um novo hospital no Oeste, que centralize todos serviços num mesmo edifício.
“O que nos têm dito é que esta dispersão pelos três edifícios que compõem o CHO (nas Caldas da Rainha, Torres Vedras e Peniche) prejudica a qualidade no acesso e prestação dos serviços”, concluíu Rui Prudêncio.

- publicidade -