O prometido não foi cumprido. E foi adiada sem explicações. Gazeta das Caldas foi ouvir deputados e presidentes de câmara sobre as promessas do ministro Pedro Marques para a linha do Oeste que nunca passaram de declarações.

As Promessas

Gazeta das Caldas - linha do Oeste
O projecto prevê um investimento de 107 milhões de euros para modernizar 88 quilómetros de via férrea entre Meleças e Caldas da Rainha

O Ferrovia 2020
O Plano Nacional Ferroviário apresentado em Fevereiro de 2016 pelo governo, numa cerimónia presidida pelo ministro Pedro Marques, anunciava que as obras de modernização da linha do Oeste teriam início no final de 2017 e estariam concluídas no segundo semestre de 2020.
No entanto, nem sequer ainda foi lançado o concurso público para as obras.

As declarações de Pedro Marques
Em 27 de Julho de 2018, o ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques, anunciava em Marco de Canavezes que “no início de 2019, tanto na linha do Algarve como na linha do Oeste estaremos a começar a electrificação dessas linhas”. Estas declarações foram publicadas no Jornal de Negócios, Público, TSF e outros órgãos de comunicação, que citaram a Lusa.

A reunião com a OesteCIM
A 1 de Agosto de 2018 a direcção da OesteCIM (o presidente Pedro Folgado, da Câmara da Alenquer e os vice-presidentes Tinta Ferreira, da Câmara das Caldas e José Quintino, do Sobral de Monte Agraço) reuniram com o secretário de Estado das Infraestruturas, Guilherme D’Oliveira Martins, o qual anunciou os seguintes compromissos: 1. A Empreitada de Eletrificação da linha do Oeste, no troço Lisboa – Caldas da Rainha, será lançada até ao final do corrente ano/inicio de 2019, prevendo-se a sua conclusão até final de 2021; 2. Ainda durante o presente ano [2018] será lançado o projeto para a eletrificação do troço entre Caldas da Rainha e Louriçal.”
A citação é de uma nota de imprensa da OesteCIM, que tornou públicas as conclusões da reunião.
Como se sabe, nenhuma destas promessas foi cumprida.

Gazeta das Caldas - Linha do Oeste
O presidente e os dois vice-presidentes da OesteCIM obtiveram em Agosto, numa reunião no Ministério do Planeamento e das Infraestruturas, a promessa de que o concurso seria lançado até ao fim de …2018.


AS NÃO RESPOSTAS DO MINISTÉRIO

Já em 2018, entre 15 de Outubro e 6 de Novembro, a Gazeta das Caldas contactou várias vezes o Ministério do Planeamento e das Infraestruturas perguntando quais os motivos do atraso na modernização da linha do Oeste e quando esperava o governo lançar o concurso público para essa empreitada.
O ministério liderado por Pedro Marques nunca respondeu.
No início de Fevereiro o nosso jornal voltou a questionar o mesmo ministério, tendo, desta vez, obtido uma não-resposta: “de momento, não dispomos de informação sobre esta matéria. Quando estiver disponível, enviá-la-emos”.
Pedro Marques nunca respondeu à Gazeta das Caldas, mas tem-se desdobrado em apresentações públicas por todo o país a anunciar investimentos ferroviários e a visitar algumas das poucas obras que estão em curso. O Ferrovia 2020, que previa mais de 2 mil milhões de euros de investimentos nos caminhos-de-ferro portugueses, está, três anos depois, com uma taxa de execução inferior a 9%. A linha do Oeste é um dos projectos que está no lado dos 81% não executados.

O que dizem os autarcas

Expusemos aos presidentes de Câmara da região a lista das promessas falhadas do governo sobre a linha do Oeste e pedimos-lhes:

  • Um comentário político sobre estas promessas não cumpridas
  • O que conta fazer para pressionar o governo a avançar com a modernização da linha do Oeste
  • Se ainda acredita na modernização da linha do Oeste 
    Perante os mesmos factos as respostas variam consoante a cor política de cada autarca, havendo nos presidentes socialistas a tentativa de branquear as promessas não cumpridas do seu futuro candidato ao Parlamento Europeu e, por parte dos sociais-democratas, a evidência de que, até agora, tudo não passou de propaganda.
    Não responderam à Gazeta das Caldas as câmaras de Leiria, Marinha Grande, Alcobaça, Nazaré, Bombarral e Peniche. Pedro Folgado, presidente da OesteCIM, também não respondeu. Humberto Marques, presidente da Câmara de Óbidos, respondeu na qualidade de dirigente concelhio do PSD