Pensa que conhece tudo sobre o Oeste? Por todas as razões que são conhecidas, 2020 será o ano do aumento de procura do turismo interno e, por isso, a Gazeta das Caldas apresenta, com esta edição, um roteiro turístico do Oeste, que convida os oestinos (e não só) a desfrutar do melhor que o Oeste tem para dar em termos turísticos e de lazer. Vai uma viagem?

O difícil é escolher. Quem procure património, cultura, golfe, surf, praias ou enoturismo tem muito por explorar no Oeste, uma região banhada pelo Atlântico, com séculos de história e um potencial turístico tão grande como as ondas gigantes da Nazaré, que se tornaram num autêntico chamariz de turistas na última década e criou um produto turístico complementar ao surf em Peniche, às praias da lagoa de Óbidos ou São Martinho do Porto, ao golfe em Óbidos ou ao património histórico e edificado de localidades como Alcobaça, Óbidos e Caldas. O difícil é escolher.
O Oeste é, também, um dos territórios agrícolas mais importantes do país. Aqui se produz a Pera Rocha e a Maçã de Alcobaça, produtos de elevado valor acrescentado para a economia nacional. Mas também se produz vinho de elevada qualidade em quintas nos concelhos do Bombarral, Lourinhã, Cadaval, Óbidos, Arruda dos Vinhos, Alenquer ou Sobral de Monte Agraço que fazem questão de partilhar os segredos da produção vinícola com os turistas.
O difícil é, mesmo, escolher, pois aqui se elaboram alguns dos vinhos e aguardentes mais premiadas a nível internacional.
O Oeste——≠ é, também, sobejamente conhecido pela gastronomia e pela… doçaria. O pecado da gula vem desde os tempos em que os monges de Cister se instalaram neste território. Quem resiste a um doce tradicional de Alcobaça, como o pão-de-ló ou a cornucópia. E se o momento for acompanhado por uma ginjinha de Óbidos ou uma ginja M.S.R. de Alcobaça tanto melhor. Mas se optar por uma cavaca das Caldas, certamente não ficará desiludido. Também neste caso, o difícil é escolher. Porque no Oeste, mesmo com tantos séculos de história, há sempre algo de novo para desfrutar. O leitor pode até pensar que conhece tudo sobre a região, mas vamos procurar, nas próximas páginas, provar-lhe o contrário.
Com este suplemento, a Gazeta das Caldas convida os oestinos a aproveitar as próximas férias “cá dentro”, procurando dar, assim, um impulso à economia local e regional e provando a quem nos pode visitar que a Oeste há sempre espaço para surpresas. E para uma férias retemperadoras. Vai uma aposta?