Intervenção consiste num modelo de intervenção que recorre a tecnologias de telecomunicação para prestar serviços de reabilitação à distância. Sessões de fisioterapia com utentes portadores de escolioses em idade pediátrica
O Serviço de Medicina Física e Reabilitação da Unidade de Caldas da Rainha do Centro Hospitalar do Oeste anunciou, esta segunda-feira, que tem vindo a disponibilizar, desde Junho, sessões de telereabilitação na área de fisioterapia, a utentes portadores de escolioses em idade pediátrica.
A telereabilitação consiste num modelo de intervenção em que se recorre a tecnologias de telecomunicação para prestar serviços de reabilitação à distância, explica a entidade.
Inicialmente, foram contactados os pais das crianças e jovens elegíveis, e foi solicitada autorização para a realização das sessões on-line, e confirmada a existência das condições tecnológicas por parte dos utentes, nomeadamente um computador com câmara, microfone e ligação à internet.
As sessões de telereabilitação decorrem individualmente, através de uma plataforma digital, e consistem na realização supervisionada de exercícios adequados ao estado funcional do utente. Por forma a complementar a intervenção e dar continuidade ao tratamento nos dias em que não têm sessão online, os utentes têm acesso aos exercícios em formato digital, com indicações da fisioterapeuta.
Dois dos utentes que frequentam as sessões de telereabilitação deram o seu testemunho, revelando que, a implementação desta nova modalidade tem tido um impacto positivo e tem sido bastante proveitoso.
“Sinto-me confortável por estar em casa e também me ajuda a manter-me activa”, referiu Margarida, que apesar do receio inicial das videochamadas, já está habituada ao método, e desempenha as sessões sem dificuldades. Já Tiago, sentiu-se de imediato “à vontade” e considerou a intervenção digital “uma boa opção, por forma a minimizar o risco de contágio”.