Um homem de 45 anos foi detido no passado dia 4 de abril no concelho do Cadaval, por suspeita de violência doméstica, pelo Núcleo de Investigação e Apoio a Vítimas Específicas (NIAVE).
Segundo a Guarda Nacional Republicana (GNR), a detenção ocorreu no âmbito de uma investigação na qual os militares apuraram que o indivíduo infligiu, repetidamente, violência física, psicológica e ameaças à sua companheira, uma mulher de 42 anos.
Após as diligências policiais, foi cumprido um mandado de detenção, levando à prisão do suspeito. Posteriormente, o homem compareceu perante o Tribunal Judicial de Leiria, onde foram impostas como medidas de coação o afastamento da residência e do local de trabalho da vítima, além da proibição de contatos.
Em comunicado, a GNR reforça a importância da denúncia de casos de violência doméstica, que se trata de um crime público. A instituição realiza campanhas e ações de sensibilização regulares sobre esta temática, lembrando que as vítimas ou qualquer pessoa que tenha conhecimento de situações de violência podem e devem participar através de vários meios através do Portal Queixa Eletrónica, do número de emergência 112, no posto da GNR mais próximo, ou ainda das aplicações móveis MAI112 ou SMS Segurança, destinada exclusivamente aos cidadãos surdos.