7,5 milhões para troço Caldas-Louriçal da Linha do Oeste

0
423
- publicidade -

A autorização para proceder à repartição de encargos para a eletrificação e modernização do troço Caldas da Rainha-Louriçal, na Linha do Oeste, no valor global de 7,5 milhões de euros, foi publicado em Diário da República na passada terça-feira. O despacho, emitido pela Infraestruturas de Portugal (IP) autoriza a assunção de encargos plurianuais entre os anos de 2025 e 2030 para a contratualização da empreitada “Linha do Oeste – Eletrificação e Modernização do Troço Caldas da Rainha-Louriçal – Projeto de Execução”, prevista no Plano Nacional de Investimentos 2030.
De acordo com o documento, a verba referente a 2025 será próxima de 3,59 milhões de euros, em 2026 e 2027, as tranches serão de 1,39 milhões cada, enquanto que para 2028 não está prevista nenhuma tranche. Já para 2029 está prevista uma verba de 375 mil euros e, por último, em 2030, de 750 mil euros.
O despacho refere ainda que a IP deliberou igualmente lançar o procedimento pré-contratual necessário à contratação da execução da “Linha do Oeste – Eletrificação e Modernização do Troço Caldas da Rainha-Louriçal“, o qual será integrado “em futura candidatura no âmbito do Quadro Financeiro Plurianual 2021-2027”.
Esta publicação foi feita depois da Comissão Para a Defesa da Linha do Oeste(CPDLO) ter reivindicado uma intervenção em toda a linha e classificar como “inaceitável” o atraso na abertura do concurso para o projecto de modernização e electrificação da Linha do Oeste, no troço entre as Caldas e o Louriçal.
A comissão diz ainda ter “sérias dúvidas” de que a electrificação do troço da Linha do Oeste, entre Meleças e as Caldas estejam prontas no primeiro semestre deste ano, “a avaliar pelo que falta fazer e pelo ritmo a que prosseguem as obras”. ■

- publicidade -