Nas tasquinhas, quando se chega à hora das contas, há quem não abdique da calculadora, do bloco de papel com caneta e da gaveta da máquina registadora, mas também há quem já tenha sistemas de contabilidade modernos. Houve quatro que já foram mais longe na utilização da tecnologia e usam smartphones para fazer os pedidos na mesa. Não é um conceito inovador ou complexo e já é utilizado na restauração um pouco por todo o país.
Basicamente, cada empregado de mesa tem um smartphone, onde regista os pedidos, que instantaneamente saem na máquina registadora na tasquinha. A máquina divide de imediato os pedidos entre a comida (cujo pedido sai logo impresso na cozinha) e as bebidas e sobremesas (que saem ao balcão).
“Isto facilita e optimiza o trabalho”, diz Hugo Feliciano, presidente da Casa do Benfica das Caldas, que é uma das quatro que já utiliza esta técnica. “Às vezes as pessoas ainda estão a pedir as bebidas e já está outro funcionário a levar a comida”, acrescenta.
Para o próximo ano querem implementar mais um avanço tecnológico: que cada mesa tenha um aparelho para realizar o pedido, o que permitirá que os próprios clientes peçam o que desejam. Nos casos em que o cliente não domina a tecnologia, o empregado de mesa fará o pedido. Com esse avanço conseguir-se-á “um melhor controlo dos pedidos e ter a conta na hora”.
Ricardo Rodrigues, gerente da empresa caldense Chave da Expansão, é o responsável pela instalação destes aparelhos e salienta os benefícios desta tecnologia. “A velocidade, a simplicidade e a segurança são as grandes vantagens”, explica, notando que desta forma diminui-se a margem dos enganos. “Não há pedidos mal feitos por causa da caligrafia e não há uma sobremesa a mais ou a menos”, nota.
Nesta edição, os Vilanovenses também aderiram a esta solução, juntando-se às três associações que já a tinham (Casa do Benfica, Paróquia de Salir de Matos e Arneirense). No total foram utilizados 18 destes aparelhos, que também já são requisitados para outros eventos, como festas da aldeia com serviço de restaurante.
No campo da tecnologia há ainda os stands que tiram partido dos meios audiovisuais, por exemplo, com televisões a passar imagens. Mas nesse campo há uma entidade que já no último ano apresentou um stand interactivo e não apenas contemplativo e que nesta edição quis continuar a inovar. Trata-se do stand da União de Freguesias de Santo Onofre e Serra do Bouro. No último ano permitia uma viagem em 360 graus em realidade virtual por vários locais emblemáticos da freguesia. Perto de mil pessoas terão visto o vídeo, num projecto que agora foi lançado para a Internet num recém-inaugurado portal electrónico para promoção turística da Junta.
Este ano os visitantes podiam tirar uma fotografia com um pano verde como fundo, escolhendo um local para a prática de desporto dentro da freguesia. Quando iam ver a imagem, ficavam com esse local como fundo. No total foram tiradas mais de 600 fotografias, que também foram publicadas no portal.
Em termos tecnológicos, há ainda a realçar os 600 painéis solares quádruplos que geram a energia necessária para o evento.