Abriu a segunda fase de candidatura para os cursos da Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste

0
1277
- publicidade -

notícias das CaldasEstá a decorrer a segunda fase de candidaturas para os cursos de nível IV e nível V para o próximo ano lectivo da Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste.
Em Óbidos vai estar a funcionar o Curso de Especialização Tecnológica, nível V, em “Gestão e Produção de Pastelaria” (cuja anterior denominação era curso de Pastelaria Avançado).
Nas instalações das Caldas da Rainha funcionarão os cursos de nível IV em “Operações Turísticas e Hoteleiras”, “Técnicas de Serviço de Restauração e Bebidas” e “Técnicas de Cozinha/Pastelaria”.

Os cursos de nível IV têm a duração de três anos e dão direito à obtenção de um diploma de conclusão do nível secundário de educação (12º ano) e um certificado de qualificação profissional, permitindo também a entrada no ensino superior.
Também nas Caldas, para quem tem o 11º ano, vai funcionar o curso de Técnicas de Recepção Hoteleira “on-the-job”, que assenta numa formação técnica promovida em regime de alternância com entidades do sector e simultaneamente num conjunto de cadeiras de formação sociocultural e científica, que permite uma progressão escolar equiparada ao 12º ano de escolaridade.
Nas instalações caldenses decorre ainda o Curso de Especialização Tecnológica (nível V) de Gestão de Turismo.
Estes cursos privilegiam as componentes de formação tecnológica e prática em contexto de trabalho, promovendo a articulação com as unidades empresariais do sector do Turismo.
A EHTO foi criada a partir de uma parceria entre o Turismo de Portugal e as Câmaras de Óbidos e Caldas da Rainha. Está a funcionar desde 2006 em Óbidos e desde 2008 nas Caldas.
“As Escolas do Turismo de Portugal têm programas curriculares adaptados às exigências do mercado, tendo sido desenhados em parceria pela melhor escola do mundo no sector – a École Hôtelière de Lausanne”, referiu o director da EHTO.
Daniel Pinto destaca “o elevado nível de empregabilidade dos jovens”. A taxa de actividade registada, seis meses após a conclusão do curso, é de 80%, sendo que 64% dos alunos encontrou uma colocação no mercado ao final de um mês, com a particularidade de 26% terem sido integrados pelas próprias unidades hoteleiras ou de restauração onde estiveram a estagiar.
“Os cursos são planeados para que os alunos adquiram uma sólida preparação técnica para o rápido ingresso no mercado de trabalho”, adiantou.
As aulas do próximo ano lectivo iniciam-se a 27 de Setembro, o Dia Mundial do Turismo.

- publicidade -

 

De Óbidos para Roma e Paris

Dois dos primeiros formandos do curso de Pastelaria Avançada da Escola de Turismo do Oeste estão actualmente em Paris a trabalhar em conceituados estabelecimentos de restauração.
Telmo Moutinho e Andreia Luís, um casal que se conheceu em Óbidos durante o curso na EHTO que terminou em 2009, decidiram há um ano apostar em trabalhar no estrangeiro.
O primeiro ordenado que conseguiram nos empregos que tinham em Portugal depois de acabarem o curso foi investido numa viagem a Roma (Itália), onde Telmo Moutinho tinha uma entrevista para trabalhar e durante a qual aproveitaram para distribuir vários currículos.
Acabaram por ficar alguns meses em Roma. Telmo Moutinho trabalhou no “La Terraza del Eden”, que tem uma estrela Michelin (o galardão mais conceituado da restauração) e Andreia Luís na pastelaria do Hotel Majestic.
Nessa altura, Telmo Moutinho continuou a mandar currículos e teve um convite para trabalhar no L’Atelier de Joel Robuchon em Paris. “Apanhei o avião e fui para lá no dia seguinte”, contou.
Alguns meses depois Andreia Luís juntou-se ao seu namorado em Paris, que entretanto já passou a ser “chef de partida” (encarregado da área de pastelaria) do restaurante Jules Vernes (duas estrelas Michelin), situado na torre Eiffel. Andreia Luís está actualmente na pastelaria Laduree, fundada em 1862.
Telmo Moutinho é de Mirandela e Andreia Luís é de Cascais, mas foi a vila medieval que os juntou. “Conhecemo-nos e nunca mais nos largámos”, brincou Andreia Luís.
De férias em Portugal, o casal visitou a sua antiga escola e aproveitou para anunciar que Telmo Moutinho é um dos oito finalistas de um concurso promovido pela marca de champanhe Duval Leroy para a melhor sobremesa de 2011. O objectivo é criar uma sobremesa que conjugue com aquela bebida francesa.
Orgulhoso destes antigos alunos da EHTO, Daniel Pinto destaca também a mais-valia dos estágios que os alunos realizam durante os cursos. O responsável referiu o exemplo de duas alunas do curso de Gestão e Produção de Pastelaria que estão actualmente a estagiar em estabelecimentos de restauração franceses com duas estrelas Michelin.

 

- publicidade -