O projecto “Natal dos Sorrisos” com que a ACCCRO vai animar a quadra natalícia nas Caldas da Rainha pretende trazer meio milhão de visitantes à cidade termal. A iniciativa arranca às 18h00 de sábado, 18 de Novembro, com o espectáculo de inauguração da iluminação e da árvore de Natal, na Praça 25 de Abril.
Estima-se que no ano passado o Natal dos Sorrisos tenha trazido às Caldas cerca de 300 mil visitantes. Este ano a ACCCRO, organizadora do evento, quer aumentar de forma significativa este número para atingir meio milhão de visitas ao longo das seis semanas de duração.
Para o conseguir, a associação empresarial reforçou a componente de animação do programa. “No ano passado apostámos em ter a árvore de Natal mais alta do país, este ano não queremos a parte do mais, queremos é ter o melhor projecto de Natal”, disse Paulo Agostinho, presidente da ACCCRO, na apresentação do projecto que decorreu no passado dia 10 de Novembro no Maratona.
A peça central continua a ser a árvore de Natal gigante, que este ano terá 33 metros de altura (menos oito do que no ano passado). Mas a grande aposta é no reforço da programação, com mais bandas a fazer arruadas, mais objectos alusivos ao Natal (como bonecos de neve, cadeiras do Pai Natal e trenós) colocados nas ruas e que vão rodar por várias localizações, mais eventos e um novo Mercadinho de Natal, que vai estar junto à árvore gigante de 9 a 24 de Dezembro. Os eventos vão decorrer em sete locais diferentes e consistem em teatro, leitura de histórias infantis, espetáculos musicais, pinturas faciais, jogos pedagógicos, passeios a cavalo, entre outros.
A chegada do Pai Natal, acompanhado por cerca de 50 duendes, será na manhã de 25 de Novembro. A casa ficará este ano situada na Rua Almirante Cândido dos Reis (Rua das Montras).
As iniciativas que já aconteceram nos anos anteriores vão todas manter-se, incluindo os concursos de árvores de Natal das escolas e das instituições caldenses, o comboio turístico, que vai funcionar de 8 a 24 de Dezembro, o presépio no topo da Praça da Fruta e a iniciativa “A minha Varanda brilha mais neste Natal”.
“Caldas da Rainha foi a marca mais falada em relação aos eventos de Natal no ano passado, somos a referência a nível nacional”, defende Paulo Agostinho, acrescentando que este é um dos projectos mais importantes também para o comércio das Caldas.
A iluminação vai manter-se nos mesmos moldes do ano passado, com 5,5 km de ruas iluminadas, incluindo 41 artérias, oito rotundas, três locais isolados e dois edifícios.
O orçamento total para este ano é de 160 mil euros, mais 10 mil euros que no ano passado. A participação da Câmara das Caldas mantém-se no mesmo valor, 76 mil euros para a iluminação e 20 mil euros para a animação. O aumento do orçamento foi conseguido com angariação de mais parceiros.
Hugo Oliveira, vice-presidente da Câmara das Caldas, disse que o que se pretende é que as pessoas se sintam bem e acrescentou que terá o maior gosto que as pessoas que visitem a Vila Natal de Óbidos possam visitar as Caldas a seguir.