Agrupamento Raul Proença foi o único no país que conseguiu nota máxima na avaliação externa

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Gazeta das Caldas
A nota Excelente é dada às escolas que têm ”produzido um impacto consistente e muito acima dos valores esperados na melhoria das aprendizagens e dos resultados dos alunos” | I.V.

O Agrupamento de Escolas Raul Proença conseguiu nota máxima em todos os parâmetros da avaliação externa da Inspecção Geral da Educação e Ciência (IGEC), tendo sido o único do país a obter essa performance.
A inspecção decorreu entre os dias 24 e 28 de Abril deste ano e nela foram avaliados os resultados, a prestação do serviço educativo e a liderança e gestão deste agrupamento de escolas caldense.

Segundo o relatório da IGEC, o Excelente só se aplica a casos em que “a acção da escola tem produzido um impacto consistente e muito acima dos valores esperados na melhoria das aprendizagens e dos resultados dos alunos e nos respectivos percursos escolares”. Este nível distingue ainda “práticas exemplares em campos relevantes”.
Ora o Agrupamento Raul Proença conseguiu Excelente nos três campos, algo que, segundo o director João Silva, é caso único a nível nacional. “O resultado deixou-nos cheios de orgulho pelo reconhecimento feito”, diz João Silva, num comunicado do agrupamento tornada público na semana passado. O director acrescenta que este resultado “é um motivo de regojizo para toda a comunidade caldense”.
No relatório realçam-se como pontos fortes a participação das crianças em acções de solidariedade e voluntariado e a “articulação horizontal do currículo, sua contextualização e abertura ao meio”.
Positivamente os inspectores destacam ainda a valorização das potencialidades das crianças e da dimensão artística e estética. A implementação de trabalho prático, a utilização das bibliotecas escolares, a prevenção do abandono escolar e a abrangência e consistência do projecto de autoavaliação, são os restantes pontos fortes.
O documento deixa apenas uma sugestão de melhoria, ao nível da “observação sistemática das práticas em sala de actividades/aulas, com vista a incrementar a reflexão e o desenvolvimento profissional dos docentes”.