Alunos da Turquia em Erasmus na EBI de Santo Onofre

0
497
Os alunos da Turquia estão a passar uma semana na EBI de Santo Onofre, nesta segunda e última mobilidade do Erasmus+ “Eco Climate Eco Life” e “eTwinning”

Oito alunos da Turquia estão num intercâmbio Erasmus, depois dos alunos da EBI terem estado na sua escola

Oito alunos da escola turca Mentes Sehit Osman Köse, em Mersin, acompanhados por quatro professores, estão, até este sábado, a fazer um intercâmbio na EBI de Santo Onofre, depois de igual número de alunos desta escola ter estado na Turquia em março deste ano. O intercâmbio, composto por duas mobilidades, insere-se nos projetos Eramus+ “Eco Climate Eco Life” e “eTwinning”, no último dos quais a escola já participa há vários anos.
Os alunos foram recebidos na segunda-feira, 8 de maio, na EBI, com uma atuação dos alunos do Articulado de Música (da Academia de Música de Óbidos) do 6.ºE, após a qual houve uma performance das alunas do Articulado de Dança (Escola Vocacional de Dança de Caldas da Rainha) do 5.º D, culminando a receção com a interpretação da canção “Senhora Dona Anica” em português e alemão pelos alunos do 2.ºB.
Hale Leyent é uma professora turca de inglês, e afirmou estar “entusiasmada com o que nos espera”, depois da sua escola ter sido anfitriã, durante a semana de 18 a 25 de março.
A semana tem sido plena em atividades, no âmbito do projeto “Eco Climate Eco Life”, que aborda as alterações climáticas e medidas a implementar para as combater. O programa das festas iniciou-se com uma atividade acerca da pegada do carbono, logo a seguir à receção dos alunos. Na tarde de segunda, os alunos fizeram uma visita guiada, em inglês, ao Paul de Tornada. Na terça, foi a vez do Museu da Cerâmica acolher os estudantes, tendo sido, por sua vez, eleito devido ao facto do seu espólio conter peças alusivas à natureza, explicou Helena Martins, uma das professoras da EBI responsáveis pelo projeto de mobilidade, em conjunto com Maria José Veríssimo e Ricardo Álvaro. No mesmo dia, os alunos realizaram um peddy paper para ficarem a conhecer a rota bordaliana, aprenderam street dance com Hale Leyent, à semelhança do sucedido aquando do intercâmbio na Turquia, e fizeram um eco-trail pelas dunas de São Martinho e Salir do Porto, com reconhecimento de espécies através de uma aplicação.
Na quarta, teve lugar uma visita a Óbidos, seguida de canoagem. Hoje os alunos vão ser recebidos na Câmara das Caldas e irão conhecer a horta biológica da EBI, que se insere no projeto “Eco-Escolas”. Da parte da tarde, os alunos vão visitar a Escola Secundária Raul Proença e fazer uma atividade de robótica, que integra a oferta escolar. Por fim, na sexta, os alunos rumarão a Lisboa para uma visita ao Oceanário e à Fábrica dos Pastéis de Belém. Nas atividades participam também os alunos do 5.ºD e do 6.ºE, turmas selecionadas anteriormente para ir à Turquia, bem como dos segundos e quartos anos, em regime de alternância. ■