Canções das épocas medieval e renascentista fizeram-se ouvir a 29 de Outubro, na Biblioteca do Bombarral, no âmbito da exposição “Música nos Livros”, da qual fazem parte vários instrumentos musicais e que pode ser apreciada até 21 de Novembro.
O regresso ao passado foi proporcionado pelos músicos Joaquim António Silva (Quitó) e Orlando Trindade, que além de intérpretes são também os autores dos vários instrumentos. Na actividade participaram duas turmas do 5º ano e a unidade de multideficiência do Agrupamento de Escolas Fernão do Pó.
“Os estudantes demonstraram grande interesse e entusiasmo pelos temas interpretados e, sobretudo, pelos instrumentos apresentados”, explica nota sobre a iniciativa.
Os músicos apresentaram vários temas dos séculos XIII e XIV, interpretados com instrumentos das épocas medieval e renascentista como o alaúde, a cítola, a harpa, a viola de arco, a gaita de foles, a flauta de bisel, as violas de mão e o bandolim. Para Joaquim António Silva, “as coisas funcionaram bem”, apesar deste ser um repertório musical muito diferente do que os alunos estão habituados.
O interesse pela música antiga surgiu-lhe quando começou a colaborar com o compositor e instrumentista Pedro Caldeira Cabral no grupo “La Batalla”.
Este músico também integra outros grupos musicais como os “Jogralesca”, do qual faz parte também Orlando Trindade. Criado em 2005, este dedica-se à interpretação de música da Idade Média e Renascimento em instrumentos da época construídos por elementos do próprio grupo.
A “música dos Livros” pode ser apreciada até dia 21 de Novembro, na Biblioteca das 9h30 às 12h30 e das 14 às 17h30.