Amanhã Caldas regressa ao passado e mostra a sua etnografia

0
1098
Gazeta das Caldas - Tradições da Vila
O Largo do Termal voltará a ser palco de uma descamisada e demonstração de malha do milho (Foto de Arquivo)

ções , recriando cenas do quotidiano de finais do século XIX, inícios do século XX. A iniciativa, organizada pelos grupos de folclore do concelho e que envolve cerca de 200 participantes, terá lugar durante todo o dia e decorrerá em diversos locais da cidade.
O programa começa no Largo dos Pimpões, pelas 9h30, com dança colectiva e teatro de Robertos. Meia hora mais tarde um cortejo etnográfico e religioso passa pelo Bairro Azul e Avenida 1º de Maio, terminando em frente à Igreja de N. Sra da Conceição, com oração, canto religioso e dança na Praça 25 de Abril.
Pelas 10h30, os vendedores irão desfilar pela Rua Heróis da Grande Guerra, entoando os seus pregões, juntamente com as fogaceiras e a banda. Já na Rua das Montras, pelas 11h00, haverá desgarradas e fandangos, num ambiente de taberna, pregões e alcoviteiras.
Às 11h30 terá lugar uma cena etnográfica das aguadeiras e lavadeiras junto ao chafariz das 5 Bicas, seguida da encenação de um casamento da época junto à capela de S. Sebastião.

O Largo do Termal será palco, a partir das 12h00, de uma descamisada e malha do milho, acompanhado de canto e dança. Uma hora mais tarde realiza-se um almoço dos figurantes no Parque D. Carlos I.
À tarde, entre as 15h00 e as 17h00, terão lugar, também no Parque, demonstrações de trabalhos agrícolas, como varejar e apanha da azeitona, cavadores de manteia e semeadores, assim como de actividades domésticas e infantis.
Entre as 17h00 e as 18h00 haverá música portuguesa de cariz popular e tradicional em frente ao Museu José Malhoa.
O projecto, denominado Retratos, envolve o Rancho Folclórico e Etnográfico “As Ceifeiras” (Fanadia), Rancho Folclórico e Etnográfico “Os Oleiros (Caldas da Rainha), Rancho Folclórico e Etnográfico “Os Azeitoneiros” (Alvorninha), Rancho Folclórico “Flores da Primavera” (Guisado), Rancho Folclórico “Os amigos Assoc. Barrantes” (Barrantes) e Rancho Folclórico “Danças do Arnóia” (A-dos-Francos). Tem como grupos convidados a Banda Comércio e Indústria e o Rancho Folclórico do Arco da Memória.