Arrancaram as obras do Parque Verde de Alcobaça

0
1683
Noticias das Caldas
| D.R.

Foi recentemente plantada a primeira árvore do Parque Verde de Alcobaça, que prevê a construção de um caminho pedonal e ciclável nas margens do rio Alcoa com criação de zonas arborizadas e de duas clareiras para uso livre. Num espaço sobre-elevado, que permite uma vista panorâmica para o rio, será construída uma cafetaria com capacidade para 50 pessoas e uma zona de restauração.

Haverá ainda um parque infantil e, conforme pode ler-se em nota de imprensa, “um sistema integrado de jogos de água, que estabelece a ligação deste espaço com o sistema hidráulico”. Também para os mais novos serão criadas duas estufas com actividade de botânica e de ciência viva destinadas às escolas.
Para o Parque Verde estão previstos três espaços para a prática desportiva: dois campos polivalentes e um skatepark.
O terreno com mais de 60 mil metros quadrados terá um percurso central, com circulação automóvel apenas para manutenção e situações de emergência. Nas imediações haverá um parque de estacionamento com capacidade para 58 lugares.
A obra irá custar 2,3 milhões de euros, com uma comparticipação comunitária de 85%. Os restantes 15% (336 mil euros) são suportados pela Câmara de Alcobaça.
No dia em foi plantada a primeira árvore, 21 de Fevereiro, o presidente da Câmara, Paulo Inácio, afirmou que “os monges da Ordem de Cister deixaram um importante legado que este parque irá valorizar”, caracterizando-o como “o nosso legado para os nossos filhos, netos e subsequentes gerações de alcobacenses”.