Árvore flutuante de São Martinho do Porto com jogos de cores

0
1271
Gazeta das Caldas
A árvore tem 25 metros, o equivalente a um prédio de oito andares |Isaque Vicente

A árvore flutuante na baía de São Martinho do Porto, que esteve em risco de não se erguer este ano porque a Junta não tinha executivo formado, foi ligada na sexta-feira, 8 de Dezembro com um espectáculo de fogo de artifício. A novidade são os jogos de cores porque até então tinha sempre a mesma cor verde. A estrutura tem 25 metros (o equivalente a um prédio de oito pisos), pesa 3,5 toneladas e assenta numa “jangada” que a mantém a flutuar.
Helena Machado veio de Aljubarrota para ver a árvore. Já no último ano tinha estado em S. Martinho e elogiou a iniciativa, salientando a importância da árvore para os comerciantes. “Estava com um pouco de medo da chuva, mas o tempo esteve bom”, fez notar.
De um pouco mais longe, de Felgueiras, veio Luís Leite com a esposa e os filhos de dois e seis anos. Todos os anos passam férias na vila da baía em forma de concha, mas esta foi a primeira vez que o fizeram fora do Verão. “Nunca tinha visto a árvore a ser ligada e gostei, é bonita”, disse.
O projecto da árvore foi uma iniciativa da Junta de Freguesia, mas este ano, e visto que ainda não havia executivo, foi o Clube de Pesca da Serra dos Mangues que assumiu o projecto.

Pedro Santos, presidente do clube, disse à Gazeta das Caldas que a ideia de avançar com o projecto teve em mente o bem da terra e que foi uma decisão que teve em conta o avançar do calendário. “Isto é uma iniciativa que se faz todos os anos e que traz muita gente, não se podia deixar morrer”, salientou.
Numa comparação com a árvore do último ano, Pedro Santos disse que esta “está muito mais bonita”.
O presidente do clube não divulgou o montante investido neste projecto e disse desconhecer se haverá algum tipo de apoio por parte da Junta, agora que o novo executivo já tomou posse.
A Junta de Freguesia esteve mais de dois meses em gestão corrente porque os eleitos não se entendiam relativamente à composição do novo executivo. A questão ficou resolvida na última Assembleia de Freguesia, no dia 5 de Dezembro, com os independentes da Força Viva a chegarem a acordo com o PSD (ler artigo da Vida Política).