Milhares de pessoas quiseram ver em primeira mão a iluminação da árvore de Natal
Caldas da Rainha já entrou oficialmente no espírito de Natal, com mais de cinco quilómetros de ruas iluminadas. A inauguração das luzes realizou-se no sábado, dia 18 de Novembro, com milhares de pessoas a deslocarem-se à Praça 25 de Abril para serem as primeiras a ver ao vivo a árvore de Natal gigante de 2017.
Embora oito metros mais pequena que em 2016, a árvore de Natal deste ano apresenta uma novidade: um espectáculo de luzes que acontece de meia em meia hora e faz desta árvore uma estrutura mais interactiva que no ano passado.
Assim que a árvore de Natal ficou iluminada, muita gente aproveitou para tirar as primeiras fotografias
Natal dos Sorrisos é o mote lançado este ano pela ACCCRO (Associação Empresarial de Caldas da Rainha, Óbidos e Oeste), entidade responsável pela programação de Natal nas Caldas. E foi precisamente de sorrisos que se encheu a Praça 25 de Abril, na tarde em que foram inauguradas as luzes de Natal de 2017. Mais de 4000 pessoas deslocaram-se ao local para verem em primeira mão a gigante árvore de Natal, este ano com 33 metros. Mas antes de ser iluminada a peça central, foram acesas todas as luzes que enfeitarão durante as próximas semanas 41 artérias da cidade, oito rotundas e dois edifícios, num total de 5,5 quilómetros de ruas iluminadas e 3,5 milhões de microlâmpadas em led.
Ainda antes de ser iluminada a árvore de Natal, foram vários os momentos de animação, com os duendes da Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro (que apresentaram uma coreografia natalícia com luvas luminosas), o Grupo de Bombos da ETEO e a banda Xaral’s Dixie (que levou a sua música para dentro da árvore). Foram também lançados 500 balões brancos luminosos que desenharam no céu pontinhos reluzentes, assemelhando-se a verdadeiras estrelas.
Mas a grande novidade este ano é mesmo a árvore de Natal, que ao contrário dos últimos dois anos, não está sempre iluminada de forma estática. De meia em meia hora, a grande estrutura de metal transforma-se no palco para um jogo de luzes.
Para Paulo Agostinho, presidente da ACCCRO, “esta é uma experiência completamente nova, mas também um risco que tínhamos que correr pois queríamos uma árvore diferente e mais interactiva”. O espectáculo de luzes permitirá tirar fotografias e gravar vídeos com a árvore de Natal em diferentes fases de iluminação.
Por falar em fotografias, na primeira semana de Dezembro será lançado um concurso fotográfico que premiará os melhores disparos à árvore de Natal. O vencedor habilita-se a ganhar um fim-de-semana num hotel de quatro estrelas. De forma a melhor divulgar o Natal das Caldas da Rainha, recomenda-se que as pessoas partilhem as suas fotografias nas redes socias com as hashtags #nataldossorrisos e #omelhordonataleaqui.
PAI NATAL CHEGA AMANHÃ
O lançamento de 500 balões brancos luminosos foi um dos momentos mais emotivos da inauguração
- publicidade -
Estiveram envolvidas na inauguração das iluminações de Natal cerca de 100 pessoas, número que será largamente ultrapassado se considerarmos toda a programação até dia 24 de Dezembro. É já amanhã, dia 25 de Novembro, pelas 11h30, que o Pai Natal chega à Rua Almirante Cândido dos Reis (Rua das Montras) fazendo-se acompanhar de 50 duendes e do Grupo de Bombos da ETEO. Haverá coreografias para os mais novos e até às 18h30 circularão pela cidade figuras como o Noddy, a Ursa Teresa, o Mickey e a Minnie e a Palhaça dos Balões. No domingo, destaque para a arruada da Banda Comércio e Indústria das Caldas, às 11h00.
Também ao centro comercial La Vie chegará o senhor das barbas brancas, dia 1 de Dezembro, a partir das 16h00, acompanhado da mascote Vivi e do Panda. Crianças entre os sete e os 10 anos podem inscrever-se (através do Facebook do La Vie) para desfilar na Parada de Natal, sendo que o shopping oferece o fato.
A 8 de Dezembro o comboio turístico começa a apitar pela cidade e no dia 9 inaugura o mercadinho de Natal na Praça 25 de Abril. Esta última iniciativa é também uma novidade, com a aposta em 10 casinhas de madeira que venderão, sobretudo, comes e bebes (doçaria, crepes, bebidas quentes, etc.). “Quisemos acrescentar valor ao local, para que as pessoas não venham apenas tirar fotografias com a árvore, mas também aproveitar o espaço no seu todo, até porque o ano passado muitas nos disseram que depois da hora de fecho dos estabelecimentos, quem vinha ver a árvore à noite, não encontrava muita animação”, referiu Paulo Agostinho.
Até dia 8 de Janeiro, haverá muito entretenimento nas ruas da cidade com concertos, teatros, leituras de contos, arruadas, pinturas faciais, entre outras actividades (consulte o programa completo na agenda do site da Câmara das Caldas). A organização espera este ano receber meio milhão de visitantes, mais 200 mil que em 2016. A programação de Natal teve um custo de 160 mil euros, tendo a Câmara das Caldas contribuído com 76 mil euros para a iluminação e 20 mil euros para a animação.