A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) retomou os trabalhos de estabilização da arriba sobranceira ao túnel do ascensor da Nazaré, que irá prolongar-se até 21 de dezembro. Durante este período, este transporte por cabo estará suspenso. “Os utentes serão transportados por autocarro, com as paragens habituais, incluindo na Praça Dr. Manuel de Arriaga”, informaram os Serviços Municipalizados da Nazaré, em nota de imprensa.
O ascensor retomou o funcionamento, de forma provisória, a 15 de julho, depois de reunidas as condições de segurança das viagens por cabo entre as duas povoações (Sítio e Praia), e a aceitação, por parte da APA, da proposta da Câmara da Nazaré para a reabertura durante o verão com a necessária suspensão das intervenções de estabilização das arribas acima do túnel.
A suspensão do serviço de transporte por cabo ficou acordada para o passado dia 18 de setembro, para que possam ser retomadas as intervenções planeadas pela APA e cujo términus está previsto para meados de dezembro.
A empreitada de estabilização das arribas da Nazaré corresponde a um investimento de 1.697.400 euros, que inclui intervenções no Sítio da Nazaré, entre o ascensor e o Largo de Nossa Senhora da Nazaré, e na área superior ao túnel do ascensor. É apoiada a 85% por fundos comunitários, do Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR).
A intervenção, reclamada há décadas, arrancou em janeiro deste ano e tinha uma duração estimada de oito meses. No entanto, a autarquia exigiu que a paragem do ascensor apenas ocorresse durante um ou dois meses e sempre fora da época alta. ■