Assembleias de Deus em festa na Expoeste

0
861
O evento assinalou o 110.º aniversário das Assembleias de Deus em Portugal e recebeu pastores do estrangeiro

Mais de 2500 pessoas reuniram-se para celebrar o 110.º aniversário das Assembleias de Deus em Portugal

As Assembleias de Deus em Portugal comemoram 110 anos e a efeméride foi assinalada na Expoeste, a 17 de junho, com mais de 2500 pessoas presentes, segundo dados da organização.
O dia contou com celebrações com pastores dos EUA e de França, concertos de exaltação a Deus e uma cerimónia em que estiveram presentes diversos representantes nacionais, como sejam dos órgãos sociais, e internacionais daquela igreja que, em território lusitano, integra a Aliança Evangélica Portuguesa (AEP).
Paralelamente, aconteceu, na Assembleia de Deus das Caldas da Rainha, uma dinâmica para as crianças.
Maria Paulino é a evangelista responsável pela congregação de Odivelas e membro da direção da Igreja (a primeira e única mulher), e contou que o balanço é “sempre positivo”, pela possibilidade de “congregar todas as pessoas” em torno de Jesus e de “celebrar” Aquele que “mudou a minha vida”, aproveitando ainda a oportunidade para rever amigos de outras latitudes.
Os visitantes vieram de norte a sul do país, incluindo emigrantes, e o evento dirigiu-se a “todo o povo: crianças, jovens, mulheres”.
O evento realizou-se nas Caldas pela facilidade de acessos, pela centralidade da cidade em termos de território nacional e pelo facto da câmara municipal ter cedido o espaço da Expoeste. As Assembleias de Deus realizam também duas assembleias gerais por ano, reunindo as lideranças das igrejas locais, e, a cada três anos, uma Conferência Nacional geral, um Encontro Nacional de Jovens e uma Conferência Nacional de Mulheres (cuja última decorreu igualmente na Expoeste, em outubro), entre outras atividades.
As Assembleias de Deus nasceram em Portugal em 1913, com a chegada a Valezim, Seia, Guarda do pastor José Plácido da Costa, português que tinha emigrado para o Brasil, tendo registado uma franca expansão pelo território nacional desde então.
Atualmente, a Convenção das Assembleias de Deus conta com 40.000 membros, 750 membros do clero e 356 lugares de culto e entre as comunidades portuguesas da Europa e dos EUA. ■