Associação comercial editou mapa das Caldas da Rainha

0
651

Caldas da Rainha tem, finalmente, um novo mapa turístico da cidade e do concelho que pode ser consultado pelos turistas para se guiarem mais facilmente nas suas visitas.
A edição é da Associação Comercial dos Concelhos das Caldas da Rainha e Óbidos (ACCCRO) que aproveitou ainda para reeditar um guia turístico de 1923.
“Era uma necessidade que estava sinalizada”, referiu João Frade, presidente da associação, sem querer comentar o facto da Câmara das Caldas nunca ter avançado com este projecto. Actualmente, quem se desloca ao posto de turismo da autarquia recebe informação desactualizada e um mapa antigo fotocopiado.
“Como vamos comemorar os 110 anos da associação, também recordamos aqui o papel que a associação sempre teve na promoção das Caldas. Por isso, quisemos também reeditar o guia turístico de 1923”, explicou o dirigente.
A reedição fac-similada do guia contém várias informações históricas sobre as Caldas e Óbidos, as termas e a louça de Rafael Bordalo Pinheiro. “Tem fotografias e textos muito interessantes”, destacou João Frade.
O mapa possui a característica de ter os principais motivos de interesse desenhados a três dimensões. Num dos lados do novo mapa aparece em pormenor a cidade e os seus locais mais turísticos. Do outro lado há um mapa de todo o concelho, onde também são sinalizados os principais motivos de interesse, e instruções de como chegar às Caldas. A informação que consta do documento está traduzida em três línguas (inglês, francês e castelhano).
A iniciativa contou com um apoio financeiro do programa Mais Centro que pagou 80% dos cerca de oito mil euros investidos. O restante foi pago pela própria associação. Em próximas edições o valor investido será menor porque a parte da execução gráfica (realizado pela anyformsdesign.com) já está feita.
Os primeiros 10 mil exemplares vão ser colocados à venda, por um euro, no posto de turismo das Caldas e nos estabelecimentos de restauração e hotelaria, entre outros pontos de relevância turística.
Segundo João Frade, estes mapas serão vendidos para que o projecto se autofinancie e desta forma possam fazer reedições constantes. “Assim também se valoriza mais o objecto em si”, considera.
Até 24 de Dezembro os mapas também podem ser adquiridos num espaço que a ACCCRO tem na rua Miguel Bombarda. Por cinco euros pode ser adquirido um kit da reedição do guia turístico de 1923 (edição limitada de mil exemplares) e o mapa. Os associados da ACCCRO têm direito a um kit gratuito.
Neste espaço da associação comercial estão ainda a ser recolhidos fundos para a associação Nariz Vermelho, numa iniciativa conjunta com a empresa municipal Óbidos Criativa.

Pedro Antunes
pantunes@gazetadascaldas.pt