Associação de Nadadores Salvadores sensibilizou crianças para idas à praia

0
928
- publicidade -

A associação de nadadores profissionais Oeste Rescue foi a duas escolas do 1º ciclo nas Caldas (junto aos Hortas e no Avenal) e irá a uma terceira para ensinar a perto de 1500 crianças entre os seis e os dez anos quais os cuidados a ter na ida à praia.

notícias das Caldas
Os nadadores salvadores explicaram às crianças os cuidados a ter na ida à praia | IV

Para ir à praia com segurança tudo começa na escolha do local: preferencialmente devem ser praias vigiadas. Depois é essencial a hidratação e a alimentação ao longo do dia.
O protector deve ser colocado meia hora antes de sair de casa e de novo quando se chega à praia. Já na praia, de duas em duas horas, deve ser novamente aplicado o protector. No período entre as 11h00 e as 15h00, além do protector, é aconselhável estar vestido e com óculos de sol.

Os banhistas devem conhecer as regras da praia e apresentar-se ao nadador salvador. Compreendendo que as pessoas por vezes querem fazer praia mais longe da confusão, Luís Vieira, vice-presidente da Oeste Rescue, aconselhou que, quando chegar a hora de ir a banhos, o façam na zona própria para tal. A esse propósito diga-se também que há uma nova marcação para delimitar a zona de banhos: entre dois postes com bandeiras amarelas e vermelhas.
Luís Vieira destacou a importância desta acção, tendo em conta que desde o início do ano já faleceram 38 pessoas no mar e ainda não se iniciou a época balnear. Deu também a conhecer as diferentes bandeiras. E se a amarela, a verde e a vermelha eram do conhecimento básico, já a do xadrez azul (praia sem vigilância porque o nadador se deslocou ao hospital), a dourada (qualidade da água), a de acessibilidade e a bandeira azul tiveram de ser melhor explicadas.
“Hoje em dia a desobediência à bandeira e ao nadador é uma contraordenação”, alertou.
Nas Caldas há três praias, todas diferentes: Salir do Porto é fluvial e a Foz do Arelho tem uma marítima (o lado do mar) e outra lacustre (lagoa).
Este ano houve uma mudança na vigilância, com a criação de um plano integrado que irá permitir que existam três nadadores salvadores na Foz, em vez dos tradicionais dois.
Esta iniciativa contou com o apoio da Câmara e da Farmácia Freitas, que deu uma amostra de protector e um voucher de desconto a cada aluno na compra de um protector solar.

- publicidade -

A OESTE RESCUE

A sessão foi dinamizada pela Oeste Rescue, associação de nadadores salvadores profissionais que foi criada em Maio de 2015 nas Caldas e que vigia praias entre a Pedra do Ouro (Nazaré) e Foz do Sizandro (Peniche).
Além desta acção, já estiveram em escolas secundárias para promover o trabalho da associação e dar a conhecer esta oportunidade de trabalho aos jovens.
Elvis Canas, presidente da associação, disse à Gazeta das Caldas que esta é também uma forma de chegar aos pais da crianças para que estes tenham mais cuidado na ida à praia.
No ano passado a Oeste Rescue foi responsável pela vigilância da praia de Salir do Porto (pela primeira vez), Foz do Arelho e S. Martinho do Porto entre muitas outras. No total foram 22 zonas concessionadas. O objectivo para este ano é manter essas 22.
A associação, que ainda não tem sede, conta com 65 nadadores salvadores e tem um gabinete de trabalho no Complexo Desportivo que é cedido pela autarquia.
Em Abril participou no Carcavelos SurfSalva, uma formação prática de resgate e salvamento para nadadores salvadores e surfistas (que muitas vezes são os primeiros a chegar às vítimas).

- publicidade -