Atouguia da Baleia comemora identidade

0
543

Há 875 anos o Rei D. Afonso Henriques fez a doação da “Herdade de Touguia” ao cruzado franco D. Guilherme de Corni

Em 2023 assinalam-se 875 anos desde que o Rei D. Afonso Henriques fez a doação da “Herdade de Touguia” ao cruzado franco D. Guilherme de Corni, que se tornou no primeiro Senhor de Atouguia no Portugal recém-independente e em plena Reconquista. A Junta de Freguesia de Atouguia da Baleia começou as celebrações desta data a 1 de junho, com a oferta a todas as crianças da freguesia um jogo de tabuleiro “Atouguia da Baleia – 875 Anos de História”, em que as regras estão associadas às datas históricas destes 875 anos. Uma forma de motivar as crianças e as famílias a aprender, de forma divertida, sobre a história do concelho e da freguesia. Durante o ano irão decorrer um conjunto de iniciativas culturais, incluindo conferências, concertos e a inauguração de um monumento evocativo do primeiro Senhor de Atouguia.
“A freguesia de Atouguia da Baleia tem uma história riquíssima e devemos aproveitar esta comemoração para dar a conhecer aos mais novos esta história e para a celebrar com a dignidade que merece”, refere o presidente da junta, António Salvador, destacando que entre os objetivos estão a instalação um monumento evocativo do fundador do concelho e uma publicação sobre a Igreja Matriz de São Leonardo, cujo padroeiro também está associado a D. Guilherme de Corni.
A junta de freguesia encomendou um estudo de imagem a um artista da terra para que, a partir das figuras da época, possam evocar o fundador com uma peça de arte contemporânea.
O símbolo das comemorações, uma marca de Portugal, é retirado do instrumento de doação que se encontra na Torre do Tombo ■