A terceira edição do mercado criativo contou com 74 participantes, tornando-se a segunda mais concorrida desde que o evento foi retomado, em 2021
O Bazar à Noite esteve de volta à Praça da Fruta, no dia 26 de agosto, naquela que foi a sua 12.ª edição e a terceira deste ano.
O mercado criativo foi trazido à vida por 74 participantes, tornando-se, assim, “a segunda edição com mais participantes desde que retomámos, há dois anos”, afirmou o curador do evento, Nicola Henriques, do Silos Contentor Criativo.
Entre eles, estiveram 12 novos participantes, entre 30 que se candidataram, o que representa também uma subida na base de dados, que já conta com 160 criativos.
O mercado estendeu-se do primeiro candeeiro até à zona em frente à sede da União de Freguesias de N. Sra. Pópulo, e teve uma grande afluência, mesmo com “menos público, não consideravelmente”, fez notar Nicola Henriques. “Continuamos a ter uma frequência surpreendente de público estrangeiro”.
Agora, a meta é “ver a praça cheia. Falta um terço. Penso que com 90 ou 95 participantes ficará”, afirmou, acrescentando que, “quando tivermos 150 participantes, aí podemos dizer que, não só trouxemos criatividade contemporânea e criativos independentes ao coração das Caldas, mas também conseguimos que essa energia se disseminasse pelas ruas próximas. Queremos do projeto essa estratégia a três anos”. “Não vamos baixar o nível da exigência na curadoria, provavelmente, até seremos mais exigentes, porque é isso que tem diferenciado a procura dos produtos pelos visitantes à nossa cidade”, salientou.
Nicola Henriques não confirmou a edição de setembro até ao fecho da edição, afirmando que a informação seria divulgada nas redes sociais (Instagram). Referiu a necessidade de ter um “plano B”, de um espaço coberto, caso as condições climatéricas sejam adversas, para o que, no início da semana, teve uma reunião com os parceiros.
“Ainda não podemos dizer” onde decorrerá a edição – já confirmada – de dezembro, declarou ainda, notando que será exclusiva a quem já tenha participado noutros bazares. “É um retorno que achamos que é merecido às pessoas que nos acompanharam, pelo esforço das edições de verão”, esclareceu.
O cartaz desta edição foi realizado pela ilustradora caldense Joana Mundana (Joana Ribeiro), instalada no Silos Contentor Criativo, e que expõe, pincipalmente, no Porto, onde estudou, mas também em Viseu, Guimarães, Coimbra e Lisboa, tendo realizado uma exposição na Momo Sweets&Tea, nas Caldas.
O convite a um artista caldense, à semelhança da edição passada (com Manuel Bandeira Duarte), teve como intuito “haver algum reforço de identidade do nosso território, e trazer à vista de todos o trabalho feito, frequentemente, dentro de portas, que tem valor, mas é mais valorizado a nível nacional e até internacional. Muitas vezes, não sabemos que está cá”, rematou.