Dezenas de atividades promovem dias diferentes nas escolas, fomentando espírito de união
Os Dias do Agrupamento decorreram no final de março no Agrupamento de Escolas Bordalo Pinheiro, com dezenas de diversificadas atividades dinamizadas nos vários estabelecimentos de ensino.
C.S.I. Investigação Bordalo foi um dos exemplos das atividades desenvolvidas. No âmbito da Biologia e da Físico-Química, os alunos do 3º ciclo, com especial foco nos estudantes das turmas de 9º ano, eram convidados a realizar diferentes experiências e a utilizar a ciência para resolver uma investigação.
Durante os Dias do Agrupamento foi também lançada a Rota da Amizade, um projeto integrado no Programa de Mentorias – Laços (que coloca os próprios estudantes no papel de mentores dos seus colegas mais novos), e que se relaciona com temáticas relevantes na atualidade, como, por exemplo, a inclusão e a integração.
O Dia das Profissões
No Dia das Profissões o Auditório Professor Paulo Vasques, na escola sede do agrupamento, encheu-se para ouvir ex-alunos que passaram por esta escola a falarem sobre os desafios que se colocam no ensino superior e no mercado do trabalho, numa partilha de experiências entre jovens.
Ao longo destes dias houve ainda provas desportivas, como o inter-turmas de voleibol e de basquetebol, entre outras. Houve geodesafios, concurso de soletração, visitas a instituições (como a Refood das Caldas) e jogos matemáticos.
Os estudantes criaram obras de arte a partir de resíduos, numa atividade que promoveu a economia circular e o consumo sustentável, assistiram a filmes e palestras.
A programação também não foi esquecida, numa semana onde se trataram temas relevantes como, por exemplo, a violência doméstica.
Durante os Dias do Agrupamento, os jovens estudantes puderam ainda conhecer “o fascinante mundo das borboletas na Lourinhã”, realizar e assistir a peças de teatro e aprender a fazer um portfolio digital, mas também demonstrar aquilo que aprendem nos seus cursos e conviver.
Na escola de Santa Catarina realizou-se um peddy paper, enquanto que nas Relvas os avós foram à escola passar um dia na horta com os netos.
Já os alunos da escola básica e do jardim de infância do Carvalhal Benfeito visitaram as Antas e o Museu na antiga escola primária da localidade.
Como vem sendo hábito, aos alunos do Curso Profissional de Técnico de Audiovisuais coube a missão de fazer a cobertura fotográfica e em vídeo das várias iniciativas do evento.
As fotografias que ilustram esta reportagem são da autoria dos estudantes deste curso. ■