Cadaval recria fabrico do gelo no Montejunto na Semana da Floresta

0
589
Recriação histórica da recolha do gelo nos antigos tanques de congelação

Até 23 de Março mais de 1200 crianças do concelho do Cadaval, do pré-escolar até ao 6º ano, vão subir à serra de Montejunto para participar na XI Semana da Floresta, que este ano terá como principal atracção a recriação do funcionamento da Real Fábrica do Gelo.
Com o tema “História e Tradições do Concelho do Cadaval”, a nona edição deste evento vai centrar as suas actividades naquele monumento nacional oitocentista, de características únicas, localizado naquela serra.
Diariamente as crianças sobem a serra, de forma escalonada, para participar em várias actividades. Os mais novos podem participar em eventos como a plantação de árvores, explicações e demonstrações sobre a floresta, (com o apoio de uma equipa local de sapadores florestais), jogos e passagem pelo circuito de recriação da Real Fábrica do Gelo
Nesse circuito, os grupos de alunos passarão pelas diferentes estruturas do complexo fabril, contactando com diferentes personagens que entravam outrora no processo de funcionamento da Real Fábrica, nomeadamente na produção, recolha, armazenamento e embalamento do gelo, ancestralmente utilizado na confecção de sorvetes e refresco de bebidas.O percurso incluirá ainda a recriação do transporte do gelo até Lisboa, primeiro no dorso de um burro até ao rio Tejo e depois num “barco da neve”, com a travessia simulada do Tejo (a ter lugar na Lagoa de Montejunto).
O trajecto das crianças culminará com a simulação do descarregamento do gelo junto à portada do Café “Martinho da Arcada” (Lisboa) – um dos principais cafés lisboetas abastecido, nos séculos XVIII e XIX, pelos carregamentos de gelo provindos de Montejunto, a par da própria Corte, que também não o dispensava, em especial nos dias quentes de verão.
A Semana da Floresta é uma iniciativa lúdico-pedagógica, promovida anualmente pela autarquia, que lhe dá destaque tendo em conta a importância da sensibilização para a preservação da floresta e do ecossistema em geral.
“Sendo o Cadaval um concelho predominantemente rural e possuidor de uma significativa mancha florestal, a palavra ‘preservação’ assume ainda maior significado”, refere uma nota de imprensa da câmara.
Para além da sensibilização ambiental, o município pretende que este evento possibilite também a valorização e divulgação do património material e imaterial local, junto das camadas estudantis.

P.A.