Equipamento inaugurado na Semana Europeia do Desporto com atletas da SIR “Os Pimpões” em destaque.
Há um novo campo de 3×3 basketArt na cidade das Caldas. A inauguração do recinto no Parque Sol Nascente aconteceu na passada terça-feira, dia 27 de setembro, com a presença de autarcas e várias individualidades, nomeadamente o presidente da Federação Portuguesa de Basquetebol (FPB), Manuel Fernandes.
O campo 3×3 BasketArt do Parque Sol Nascente é o segundo na cidade, e resulta de uma parceria entre a FPB, a União de Freguesias de Caldas – Nossa Senhora do Pópulo, Coto e São Gregório, o Município de Caldas da Rainha, a Associação de Basquetebol de Leiria e a SIR “Os Pimpões”.
O espaço desportivo, que foi ilustrado pelos alunos da Academia Desenhos do Bruno sob o tema “Águas termais”, promete uma experiência imersiva em que cada bola a encestar parecerá mergulhar nas profundezas do oceano.
O projeto já tem dois anos, quando a Federação, ao abrigo do programa 3×3 BasketArt, contactou a Câmara e o anterior executivo da Junta para criar um novo campo de minibasquete, após o sucesso do primeiro junto ao Pavilhão Rainha D. Leonor.
“A ideia fundamental é arranjar novos espaços para esta prática mais informal, mais lúdica e que seja aberta a todos, mas também em que possa haver a competição organizada, como foi o torneio de Sub-17 de preparação para o Nacional de 3×3, entre Leiria e Santarém [no campo junto ao Parque]. E os miúdos que já estão na prática federada até podem vir para aqui treinar os lançamentos ou o drible”, explica o presidente da Federação Portuguesa de Basquetebol, que acrescenta que este é um projeto “importante”, porque “uma das grandes carências que o desporto português tem são as infraestruturas necessárias para a prática dos desportos, em particular, os desportos de pavilhão”.
Filipa Oliveira, a arquiteta paisagista que projetou o espaço do Parque Sol Nascente, destaca a intencionalidade de o projeto de responder à “necessidade de um espaço desportivo e ao mesmo tempo de lazer” naquela zona da cidade, também com espaços verdes, adiantando que o campo promove, simultaneamente, a “deslocação entre equipas e grupos de jovens ou menos jovens de um campo para o outro”, uma “diversidade” que, “à escala da cidade, é muito positiva”.
Pedro Braz, presidente da Junta da União de Freguesias de Caldas – Nossa Senhora do Pópulo, Coto e São Gregório, destaca a vontade da Junta de que o “espaço sirva para que os jovens, e não só, possam praticar uma modalidade que cada vez tem mais atletas”.
Por seu turno, Susana Chust, presidente da SIR “Os Pimpões”, destaca a importância de uma iniciativa como esta para “fomentar a modalidade e o desporto em geral, que não o futebol”, admitindo que o campo de basquetebol inaugurado em 2019, na União de Freguesias de Caldas – Santo Onofre e Serra do Bouro, tem contribuído para dar a conhecer a modalidade a muitos jovens, que se inscrevem depois nas equipas dos Pimpões. “Os nossos atletas vão para lá e depois encontram outros miúdos, que acabam por jogar com eles, e, por gostarem da modalidade acabam por ir para o clube também, para depois entrarem nas competições”. A dirigente e amante do basquetebol acrescenta que a existência de “tabelas na rua, sem balizas”, é um “sonho antigo”, reforçando que nas Caldas já temos dois [campos]”.
Depois do descerrar da placa da inauguração, que decorreu na Semana Europeia do Desporto, o presidente da Câmara Municipal das Caldas quis passar a bola aos jovens. “Porque só faz sentido darmos continuidade e investirmos na requalificação e na promoção de espaços se eles forem utilizados”, continuou Vítor Marques, prometendo ainda que, “se este campo tiver uma regularidade de utilização”, a autarquia conta fazer um terceiro campo, numa área da cidade que seja ajustada e adequada”, para alargar “a oferta de equipamentos desportivos e, neste caso em particular, do basquetebol”.