Centro Social Padre Diogo celebrou 78º aniversário

0
323
O Centro Social Padre Fernando Diogo, no Bombarral, celebrou o seu 78º aniversário na sexta-feira, dia 2 de fevereiro.
A secretária de Estado da Inclusão, Ana Sofia Antunes, marcou presença no evento e, a propósito da inauguração de uma exposição de caricaturas de colaboradores e utentes daquela instituição, da autoria de um utente da Estrutura Residencial para Pessoas Idosas, intitulada ‘Traços com história’, “sublinhou o sentido de missão da Instituição e o empenho para continuar a diversificar as suas áreas de atuação, em prol da comunidade”, refere nota da instituição enviada aos jornais.
Já Filipe Sales, diretor executivo do Centro Social Padre Fernando Diogo, anunciou que a instituição se encontra atualmente “a desenvolver esforços para criar a resposta social de CACI – Centro de Atividades para a Capacitação e Inclusão”, permitindo, deste modo, passar a prestar apoio às pessoas com deficiência. O responsável agradeceu aos colaboradores e benfeitores que têm contribuído para a instituição.
Por sua vez, a vereadora dos assuntos sociais da Câmara do Bombarral, Fátima Coelho, “evidenciou todo o trabalho de parceria que tem sido levado a cabo entre a autarquia e o centro, manifestando que também no projeto assistencial à pessoa com deficiência será incontornável o envolvimento do município”.
O Centro Social Padre Fernando Diogo tem atualmente quatro respostas sociais – creche, jardim-de-infância, centro de dia, lar de idosos -, sendo uma organização sem fins lucrativos fundada em 1946. Começou com uma casa de acolhimento para jovens raparigas sem suporte familiar e cresceu passando a ter as respostas de Creche e Pré-Escolar. Na década de 80 foi criada a ERPI e o centro de dia. ■