Francelina Penas mascarou-se pela primeira vez aos 79 anos para participar no desfile de Carnaval Sénior, que decorreu na tarde de quinta-feira, na Expoeste. “Adorei vir e fiquei até um bocadinho vaidosa”, contou a septuagenária à Gazeta das Caldas.
A utente do centro de dia da Associação de Desenvolvimento Social da Freguesia de Alvorninha ajudou a preparar as fantasias para os seus colegas da instituição, mas estava com algum receio em participar na festa. Acabou por aceder e, no fim, agradecia, contente, por a terem conseguido convencer, até porque nunca tinha experimentado nada do género.
Juntamente com os outros utentes do centro de dia, Francelina Penas desfilou envergando um traje de pirata e um cartaz onde podia ler-se que “vieram de Alvorninha à procura do tesouro das Caldas da Rainha”.
Mas a festa, que começou pelas 14h30 e prolongou-se por toda a tarde, foi também animada pelo desfile de anjos, foliões trajados à anos 20, mágicos, mimos, abelhas, joaninhas, marinheiros ou sapos. Em comum têm o facto da maioria dos fatos serem confeccionados nas próprias instituições e com a ajuda dos utentes, que se envolvem animados pela temática. Alusões a figuras políticas ou públicas, ou mesmo a sátira, não fazem parte desta festa, e também há os idosos, alguns deles de idade mais avançada que preferem apenas assistir ao desfile, sem se mascarar.
A animação do baile esteve mais uma vez a cargo de Anabela e António Rodrigues e, a ajudá-los, como já vem sendo habitual, estiveram também alguns alunos da ETEO, que dançaram e cantaram com os idosos.
Rui Jacinto, presidente da Junta de Freguesia de Salir de Matos, subiu ao palco improvisado, para, em representação dos autarcas de base, destacar que, com esta festa, querem valorizar os mais idosos e permitir-lhes novas vivências. “Achamos que os nossos seniores devem ter um tratamento condigno”, disse.
Também presente na festa, o presidente da Câmara, Tinta Ferreira, referiu que nas Caldas o Carnaval são seis dias e que foram os idosos os primeiros a festejá-lo.
Os foliões seniores vieram de várias instituições das Caldas, A-dos-Francos, Salir de Matos, Landal, Alvorninha, Chão da Parada, Nadadouro, Serra do Bouro, Coto, S. Gregório, Carvalhal Benfeito e Santa Catarina.