São várias as fontes e repuxos das Caldas da Rainha que se encontram sem água, completamente secas, ou então que funcionam esporadicamente, uns dias sim, outros não. São até mais as fontes que estão desactivas do que aquelas que estão em pleno funcionamento. As únicas onde corre água com mais frequência são o Chafariz das Cinco Bicas e a rotunda da Fonte Luminosa. De resto, a grande rã bordaliana em frente à Estação da CP está sem água há várias semanas (o que em nada contribui para a boa imagem da cidade aos que chegam de comboio), tal como estão secos os repuxos e o pequeno lago do Centro Cultural e Congressos.
Já na Praça 25 de Abril, os repuxos estão mais vezes desligados do que operacionais. Durante o Verão, por exemplo, viram-se várias pessoas (até turistas) a servirem-se destes repuxos para refrescar as pernas, mas agora quem não é da cidade nem se apercebe que os círculos cinzentos desenhados na calçada são realmente uma fonte de água.
Também no Complexo Desportivo, na Avenida Dobrynine em frente ao campo de râguebi, a grande estrutura em forma de barco tem na maioria das vezes o seu repuxo inactivo. Ainda assim, esta fonte não está completamente seca porque há água depositada na parte final equipamento. Só que, como repuxo nem sempre funciona pois perde-se o efeito da água a correr.
Mais grave: também no Complexo Desportivo, no parque Abraço Verde, os bebedouros de água não funcionam. Quem ali vai brincar no parque infantil ou praticar desporto tem repuxos, mas não tem água. Aqueles equipamentos foram inaugurados há cinco semanas.
Outras destas estruturas com falta de água foram construídas há pouco tempo: é o caso da “nova” Praça 25 de Abril, inaugurada em Março de 2015, e da rã gigante em frente à estação, que integra a Rota Bordaliana desde Outubro desse mesmo ano. Contudo, já apresentam falhas técnicas.
Gazeta das Caldas contactou a autarquia, de forma a perceber o porquê da falta de água nestes equipamentos, mas a Câmara das Caldas (através do gabinete de comunicação) disse apenas que “foram detectados problemas técnicos em algumas infraestruturas cujas soluções estão a ser avaliadas pelos técnicos e serão resolvidas posteriormente”.