Clínicas de segurança passaram pela Foz do Arelho e São Martinho

0
512

Uma divertida “consulta” nas Clínicas de Segurança que estão a percorrer o distrito de Leiria, pode ajudar os pais a melhorarem a segurança dos seus filhos.
Saber se as crianças usam a cadeirinha de transporte adequada, ou os cuidados a ter na piscina e na praia, foram algumas das dúvidas esclarecidas pelas técnicas da Associação para a Promoção da Segurança Infantil (APSI),
Este consultório de segurança infantil é uma iniciativa do Verão Seguro 2010, promovida pelo Governo Civil de Leiria e a APSI, e pretende sensibilizar os adultos para questões importantes para a segurança das crianças.
Cada criança tem direito a uma “consulta” gratuita, onde são estudadas as suas características físicas. No final leva uma receita personalizada para prevenir os acidentes no automóvel, na praia ou na piscina.
Estão expostos na clínica alguns exemplos de “bons” e “maus” auxiliares de flutuação, sendo explicado que as bóias e colchões podem ser perigosos.
Sandra Gamboias, natural das Caldas da Rainha e emigrada no Canadá há 20 anos, elogiou a iniciativa, mas disse que já tinha bastante informação sobre estas questões. “No Canadá já fazem campanhas de sensibilização destas há muitos anos e os médicos também se envolvem muito”, explicou.
A emigrante caldense tem dois filhos com cinco e dois anos de idade, estando já informada de quando é que estes devem mudar de cadeira de transporte.
Maria Henriqueta Pombas, de Santarém, vem todos os anos fazer praia na Foz do Arelho com a família e gostou de ver esta Clínica de Segurança. Com três filhos de 10, oito e três anos, esclareceu algumas dúvidas relacionadas com as suas crianças e principalmente com o seu transporte no automóvel. “Há muitas regras a cumprir, mas isso é bom”, afirmou.
Segundo Ana Nunes, responsável de comunicação da APSI, há alguns anos que a associação tem vindo a promover estas clínicas por todo o país.
No distrito de Leiria as Clínicas de Segurança vão percorrer 11 praias, fluviais e marítimas, do distrito. A adesão por parte das famílias tem sido muito boa, com centenas crianças e pais a participarem nas actividades.
Esta iniciativa integra também a campanha nacional de Prevenção Rodoviária. A GNR ajudou a distribuir, na avenida do mar, folhetos com informações importantes para os cidadãos.
Para além de uma lista de contactos importantes, de um mapa com a localização das praias e de conselhos de segurança, o folheto divulga os dados de mortalidade rodoviária. De 1998 a 2009 o número de mortos na estrada do distrito baixou de 136 para 60. “A diminuição tem sido significativa, mas continua a ser muita gente a morrer”, sublinhou Paiva de Carvalho.
Paiva de Carvalho destaca que durante o Verão existe uma maior preocupação em relação aos incêndios florestais, mas as outras componentes da segurança não devem ser descuradas.
O governador civil lembrou a importância e a necessidade de serem respeitadas e cumpridas as regras de segurança, cuidados a ter e conselhos prestados pelos agentes policiais, autoridades marítimas e nadadores-salvadores.
Apela ainda para a importância da frequência de praias vigiadas e quer sensibilizar os banhistas para que não procurem “zonas de banho” fora das áreas vigiadas (o que atrasa e dificulta a prontidão e eficácia do socorro em caso de necessidade).
Em relação aos incêndios, o governador civil mostrou-se satisfeito com o facto do distrito estar a escapar aos maiores fogos. “Tem havido vários incêndios, mas felizmente estes têm sido rapidamente controlados e não têm alastrado”, afirmou.

Extenso areal na Foz do Arelho

Há cerca de 10 anos que o areal da Foz do Arelho não estava tão extenso, principalmente entre a avenida e o mar.
O próprio governador civil de Leiria ficou agradavelmente surpreendido com o que viu na Foz do Arelho, principalmente tendo em conta que da última vez que esteve naquela praia o mar quase que chegava à estrada.
“Fiquei fascinado a ver como isto está”, revelou. “Não estava só na mão do Homem, mas felizmente conseguiu-se manter este areal para o Verão”, salientou.
Paiva de Carvalho espera agora que até ao final do ano se complete o programa estabelecido, com o desassoreamento da Lagoa de Óbidos.

P.A.